Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPalma, Rafael Montenegro
dc.date.accessioned2020-11-10T19:44:19Z-
dc.date.available2020-11-10T19:44:19Z-
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationPALMA, Rafael Montenegro. O trabalho de pedreiro: uma análise da produção acadêmica e relações com a etnomatemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7364-
dc.description.abstractThis research was aimed to analyze the previous studies in Mathematics Education that broached the mason work and its relations with Ethno mathematics. The work was based on the perspective of the Ethno mathematics Program, considering the mathematical knowledge is not part of the curriculum. The papers were from the BOLEMA Journal and the proceedings of the Brazilian Congresses of Ethno mathematics. Methodological procedures of Discursive Textual Analysis were used to examine the texts, resulting in four categories: “Culture” includes unities in which is indicated the need to link the world of the work and the school; “Curriculum” is present the idea to value the culture of students in the curriculum; “Math Academic x Ethno mathematics” points out that there is a clear difference between the academic mathematics and the mathematics of everyday life; and “School” has the unities that mention the school’s characters, the student and the teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectArquitetos e construtorespt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectArchitects and builderspt_BR
dc.subjectConstructionpt_BR
dc.titleO trabalho de pedreiro: uma análise da produção acadêmica e relações com a etnomatemáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo central analisar as pesquisas já realizadas na área de Educação Matemática que abordem o trabalho de pedreiro e suas relações com a Etnomatemática. O trabalho está embasado teoricamente na perspectiva do Programa de Pesquisa Etnomatemática, considerando conhecimentos matemáticos que, comumente, não fazem parte dos programas curriculares. Os textos aqui analisados foram extraídos da revista BOLEMA e dos anais dos Congressos Brasileiros de Etnomatemática. Para as análises dos textos foram utilizados os procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva, culminando na construção de quatro categorias: a categoria “Cultura” engloba unidades em que é indicada a necessidade de vincular o mundo do trabalho com a escola, por causa da cultura presente em diversas profissões; a categoria “Currículo” apresenta a ideia de valorizar a cultura dos estudantes no currículo; a categoria “Matemática Acadêmica x Etnomatemática” ressalta que é nítida a diferença entre a matemática acadêmica e a matemática do dia a dia; a quarta e última categoria, “Escola”, é composta por fragmentos que mencionam os personagens participantes da escola, o aluno e o professor.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de
dc.contributor.referee1Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de
dc.contributor.referee2Carvalho, Diego Fogaça
dc.contributor.referee3Fontanini, Maria Lucia de Carvalho
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2015_02_07.pdf760,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.