Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7362
Título: | Análise de registros de representação semiótica de função afim |
Autor(es): | Souza, Lilian de |
Orientador(es): | Dalto, Jader Otavio |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Semiótica Ensino superior Mathematics - Study and teaching Semiotics Education, Higher |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Cornelio Procopio |
Citação: | SOUZA, Lilian de. Análise de registros de representação semiótica de funções afim. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2015. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar os Registros de Representação Semiótica (RRS) utilizados por alunos para resolver questões discursivas de matemática relacionadas ao conteúdo de Função Afim. Para isso, foi elaborado um instrumento de coleta de dados composto por questões discursivas que solicitavam ao aluno a realização de tratamentos e conversões de RRS para sua resolução. Este instrumento foi aplicado aos alunos de uma turma do primeiro semestre da Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Cornélio Procópio, com o objetivo de verificar os diferentes registros de representação utilizados pelos alunos, as conversões e tratamentos realizados por eles ao lidarem comas questões propostas. Nesta pesquisa, verificou-se que a facilidade é maior quando os alunos fazem tratamentos. No que se refere à conversão de RRS, pode-se observar também que existe maior facilidade quando há conversão de RRS da língua natural para o RRS em forma de conjunto. É importante destacar que o RRS mais utilizado – e o mais frequentemente correto – na resolução das questões pelos alunos foi o RRS numérico. |
Abstract: | This work aims to analyze the Registers of Semiotics Representation (RRS) used by students to solve open-ended questions related to first-degree functions. In order to reach this, data were collected by the application of an instrument composed by open-ended questions. To solve them, students had to make treatments and conversions of RRS. This instrument was administered to students in a class of first year of an undergraduate course of Mathematics from the Federal University of Technology -Paraná-Campus Cornélio Procópio, in order to verify the different registers of representation used by students, conversions and treatments performed by them in dealing with the proposed questions. As the main results, it was found that the facility is increased when students use treatments of RRS. With regard to the conversion of RRS, it was found that the major facility exists when students have to convert RRS from natural language to RRS in sets form. It is important to say that the RRS more used –and the more frequently correct –was numeric RRS. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7362 |
Aparece nas coleções: | CP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CP_DAMAT_2015_02_04.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.