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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/735
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Luz, Ramiro Batista da | - |
dc.date.accessioned | 2014-02-28T15:27:13Z | - |
dc.date.available | 2014-02-28T15:27:13Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-26 | - |
dc.identifier.citation | LUZ, Ramiro Batista da. A influência do dojo de programação no ensino de práticas ágeis. 2013. 69 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/735 | - |
dc.description.abstract | Coding Dojo is a dynamic and collaborative activity inspired by martial arts where you can practice programming, especially techniques related to agile methods. The existing teaching methods treat all students the same way. Each person has a story, experiences, skills, knowledge. Rarely the particularities of each individual are respected. The purpose of this research is to verify the influence of the Coding Dojo in teaching agile practices. The Coding Dojo offers the required resources to academic teaching computer programming? To answer the question surveys were conducted with novice and active participants of Coding Dojo, also spontaneous participants in groups of Coding Dojo and students who attended compulsorily in a Coding Dojo during a class of a regular discipline of one specialization course in Federal Technological University of Paraná. Interviews were conducted with experts organizers of meetings of Coding Dojo. Strengths, such as student participation and weaknesses, as not being a suitable practice for presenting theoretical contents were considered. The obtained results suggest that the activity can be used complementary in computer programming disciplines to increase student participation and allow the teacher to know the difficulties and facilities of each student individually. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Programação eXtreme | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento ágil de software | pt_BR |
dc.subject | Tutoria entre pares estudantes | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de computação interativos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Computação | pt_BR |
dc.subject | EXtreme programming | pt_BR |
dc.subject | Agile software development | pt_BR |
dc.subject | Peer-group tutoring of students | pt_BR |
dc.subject | Interactive computer systems | pt_BR |
dc.subject | Problem-based learning | pt_BR |
dc.subject | Computer science | pt_BR |
dc.title | A influência do dojo de programação no ensino de práticas ágeis | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Dojo de Programação é uma atividade dinâmica e colaborativa inspirada em artes marciais onde é possível praticar programação, especialmente técnicas relacionadas a métodos ágeis. Os métodos de ensino atuais tratam todos os alunos da mesma forma. Cada pessoa tem uma história, experiências, habilidades, conhecimentos. Raramente as particularidades de cada indivíduo são respeitadas. Buscamos verificar qual a influência do Dojo de Programação como atividade de ensino a fim de promover a interação entre os alunos. O Dojo de Programação oferece os recursos necessários para ensino acadêmico de programação de computadores? Para responder a questão foram realizados questionários com leigos e participantes ativos de Dojo de Programação, participantes espontâneos de grupos de Dojo de Programação e participantes compulsórios de alunos que participaram de Dojo de Programação em aula de disciplina regular de especialização na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Foram realizadas entrevistas com especialistas organizadores de encontros de Dojo de Programação. Pontos positivos, como a participação dos alunos e negativos, como o fato de não ser uma atividade adequada para apresentação de assuntos teóricos, foram ponderados. Os resultados obtidos sugerem que a atividade pode ser utilizada de forma complementar em disciplinas de programação de computadores a fim de aumentar a participação dos alunos e permitir ao professor conhecer as dificuldades e facilidades de cada aluno individualmente. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Seca Neto, Adolfo Gustavo Serra | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Noronha, Robinson Vida | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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