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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7356
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Raphael Peres Correia dos | |
dc.date.accessioned | 2020-11-10T19:44:11Z | - |
dc.date.available | 2020-11-10T19:44:11Z | - |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Raphael Peres Correia. Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7356 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Modelagem | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Ethnomathematics | pt_BR |
dc.subject | Modelyng | pt_BR |
dc.title | Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | No ano de 2002, o artigo “Água e óleo: modelagem e etnomatemática? ”, de Pedro Paulo Scandiuzzi, levantou, no meio acadêmico, uma discussão acerca das possíveis relações entre a modelagem matemática e a etnomatemática. Em resposta a ele, em 2003, os autores Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicaram o artigo “Vinho e queijo: Etnomatemática e Modelagem! ”, que se contrapõe ao primeiro. Diante disso, temos como objetivo apresentar os entendimentos de pesquisadores da Educação Matemática sobre haver ou não relação entre modelagem matemática e etnomatemática. Para isso, realizamos algumas entrevistas, por meio de questionário enviado por e-mail, e analisamos as respostas utilizando os procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva. Concluímos que todos os entrevistados identificam relações entre etnomatemática e modelagem matemática, sendo que alguns deles explicitam que essas relações podem ocorrer em sala de aula e alguns que essas relações dependem das concepções que se tem de ambas. Cinco desses entrevistados ressaltam a diferença entre elas, sendo que dois deles pontuam a diferença em sala de aula e dois deles a diferença pela concepção. | pt_BR |
dc.degree.local | Cornélio Procópio | pt_BR |
dc.publisher.local | Cornelio Procopio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de | |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de | |
dc.contributor.referee2 | Gonçalez, Mirian Maria Andrade | |
dc.contributor.referee3 | Justulin, Andresa Maria | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CP - Licenciatura em Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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