Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7349
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJacon, Miriam de Souza
dc.date.accessioned2020-11-10T19:44:04Z-
dc.date.available2020-11-10T19:44:04Z-
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationJACON, Miriam de Souza. Um estudo sobre as dificuldades de alunos do ensino fundamental em adição e subtração de números inteiros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7349-
dc.description.abstractThe purpose of this qualitative study was to analyze the difficulties presented by 7th grade elementary students, in addition and subtraction of Integers. Two instruments were used to collect data, one involving problems and the other with emphasis on exercises of algorithms of addition and subtraction. Participants were students in a 7th grade class from a state college. After the application of the instruments, analyzes were performed on the collected data, and the results indicated that the students presented difficulties in addition and subtraction operations with Whole Numbers, derived from procedural learning, focusing on the memorization of signal rules. There were, also, a greater number of hits in the instrument involving problems than in the one composed by algorithm exercises. This result is shown as a consequence of teaching methodologies, used by teachers in the classroom, that do not promote the understanding of the Integers and their identification in the day to day.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectNúmeros naturaispt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectNumbers, Naturalpt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectEducation, Primarypt_BR
dc.titleUm estudo sobre as dificuldades de alunos do ensino fundamental em adição e subtração de números inteirospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, de caráter qualitativo, teve por objetivo analisar as dificuldades apresentadas por alunos de 7º ano do Ensino Fundamental, em adição e subtração de Números Inteiros. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados, um envolvendo problemas e, outro, com ênfase em exercícios de algoritmos de adição e de subtração. Os participantes foram alunos de uma turma de 7° ano, de um colégio da rede estadual de ensino. Após a aplicação dos instrumentos foram realizadas análises sobre os dados recolhidos, e os resultados indicaram que os alunos apresentaram dificuldades nas operações de adição e subtração com Números Inteiros, oriundas de uma aprendizagem procedimental, com foco na memorização de regras de sinais. Houve, também, um maior número de acertos no instrumento envolvendo problemas do que no composto por exercícios de algoritmos. Esse resultado mostra-se como uma consequência de metodologias de ensino, utilizadas pelos professores em sala de aula, que não favorecem a compreensão dos Números Inteiros e sua identificação no dia a dia.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Justulin, Andresa Maria
dc.contributor.referee1Justulin, Andresa Maria
dc.contributor.referee2Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de
dc.contributor.referee3Dalto, Jader Otávio
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2018_2_14.pdf2,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.