Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Kelly Rodrigues
dc.date.accessioned2020-11-10T19:44:03Z-
dc.date.available2020-11-10T19:44:03Z-
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationARAUJO, Kelly Rodrigues. O ensino de frações nos trabalhos dos professores do Programa de Desenvolvimento Educacional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7347-
dc.description.abstractThis research has as general objective to do a mapping of didactic productions related to fractions developed by the teachers participating in the Educational Development Program (PDE). This objective is justified by the difficulties encountered in teaching and learning fractions. Through a survey of the SEED (State of Paraná Department of Education) database, the works produced in the PDE were selected, whose research focus involves fractions content, verifying the methodological strategies used, which the meaning of fraction emphasized, if there were preoccupations with domain of algorithms or learning of concepts, if they involve relations of the content of fractions with other content, with the everyday or other areas of knowledge. It is concluded that teachers, authors of productions, have sought, through various teaching methodologies, to approach contents aiming at a better learning for students, worrying about the mastery of concepts, however, there are still teachers who persist in approaches of a technical and algorithmized form, presenting difficulties in establishing daily relation with the fractions. It is also noticed in the productions strong influence of the approaches given to the subject by the didactic books.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFractionspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleO ensino de frações nos trabalhos dos professores do programa de desenvolvimento educacionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral fazer um mapeamento das produções didáticas relacionadas com frações desenvolvidas pelos professores participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Tal objetivo se justifica devido às dificuldades encontradas no ensino e na aprendizagem de frações. Por meio de um levantamento, junto ao banco de dados da SEED (Secretaria de Educação do Estado do Paraná), selecionou-se os trabalhos produzidos no PDE, cujo foco de pesquisa, envolve conteúdo de frações, verificando, as estratégias metodológicas utilizadas, qual o significado de fração enfatizado, se houveram preocupações com domínio de algoritmos ou aprendizagem de conceitos, se envolvem relações do conteúdo de frações com outro conteúdo, com o cotidiano ou outras áreas do conhecimento. Conclui-se que, os professores, autores das produções, buscaram, por meio de várias metodologias de ensino, abordar os conteúdos visando uma melhor aprendizagem para os alunos, se preocupando com o domínio de conceitos, no entanto, há, ainda professores que persistem em abordagens de forma técnica e algoritmizada, apresentando dificuldade em estabelecer relação do cotidiano com as frações. Nota-se, também, nas produções, forte influência das abordagens dadas ao tema pelos livros didáticos.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Fontanini, Maria Lucia de Carvalho
dc.contributor.referee1Fontanini, Maria Lucia de Carvalho
dc.contributor.referee2Silva, Armando Paulo da
dc.contributor.referee3Medeiros, Cláudia Brunosi
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2018_2_11.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.