Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7346
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Dancini, Helen Carla | |
dc.date.accessioned | 2020-11-10T19:44:02Z | - |
dc.date.available | 2020-11-10T19:44:02Z | - |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | DANCINI, Helen Carla. Resolução de problemas e análise de livros didáticos: alguns apontamentos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7346 | - |
dc.description.abstract | In this work we present a study carried out in the official documents with the purpose of analyzing how the Resolution of Problems is treated in such documents. In addition, some considerations are made on Problem Solving, and on Problem Solving as Teaching-Learning-Assessment-mathematics methodology, based on the studies developed in the área. As to the chapter of the textbook, it was done in a brief history regarding the same, in addition to a study of public programs of distribution of books - PNLD, and its importance in classrooms. For the analysis of the chapter of the functions of the textbook was selected from an array of analysis, this was done the analysis of the chapter of the book and the teacher's manual in accordance with the official documents and the Resolution of Problems such as methodology. Arriving at the result that the textbook analyzed in relation to the content of functions is adequate in relation to Resolution of Problem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Problem-based learning | pt_BR |
dc.subject | Textbooks | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | Resolução de problemas e análise de livros didáticos: alguns apontamentos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho apresentamos um estudo realizado nos documentos oficiais com a finalidade de analisar de que forma a Resolução de Problemas é tratada em tais documentos. Além disso, são feitas algumas considerações sobre a Resolução de Problemas e sobre a Resolução de Problemas como metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de matemática, tendo como base os estudos desenvolvidos na área. Quanto ao capítulo do livro didático, foi feito um breve histórico a respeito do mesmo, além de um estudo de programas públicos de distribuição de livros - PNLD, e sua importância nas salas de aula. Para a análise do capítulo de funções do livro didático, foi selecionada uma matriz de análise, com isso foi feita a análise do capítulo do livro e do manual do professor de acordo com os documentos oficiais e a Resolução de Problemas como metodologia. Como resultado, constatamos que o livro didático analisado em relação ao conteúdo de funções é adequado em relação à Resolução de Problemas. | pt_BR |
dc.degree.local | Cornélio Procópio | pt_BR |
dc.publisher.local | Cornelio Procopio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dalto, Jader Otavio | |
dc.contributor.referee1 | Dalto, Jader Otavio | |
dc.contributor.referee2 | Reinol, Alisson de Carvalho | |
dc.contributor.referee3 | Moraes, Mauro Antonio de | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CP_DAMAT_2018_2_08.pdf | 2,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.