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dc.creatorMarçon, Leonardo
dc.date.accessioned2020-11-10T18:23:30Z-
dc.date.available2020-11-10T18:23:30Z-
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationMARÇON, Leonardo. Estudo da dinâmica dos fluidos computacional em torno de um perfil aerodinâmico NACA 0012. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7319-
dc.description.abstractThe Computational Fluid Dynamics (CFD) is an important tool for the solution of flow problems. Owing to increasingly accurate results, the number of industries that use this tool has increased considerably in recent years. Computing lift and drag coefficients, arising from forces acting on an aerodynamic profile, is seen as a fundamental tool for fluid mechanics, more specifically, in the aerodynamic study. This work consists in the simulation of a NACA. 0012 profile - from mesh creation and refinement, by means of ANSYS ICEM-CFD software, to the simulation itself, with the ANSYS FLUENT software - and comparison of the computational results with experimental data. The lift and drag computational results were obtained for angles of attack between 0° and 14°, with two different turbulence models, being: Spalart-Allmaras and k-ω/SST. This allowed the comparison, both qualitative and quantitative of the results obtained with each turbulence model with data available in literature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectMecânica dos fluidospt_BR
dc.subjectArrasto (Aerodinâmica)pt_BR
dc.subjectTurbulênciapt_BR
dc.subjectFluid mechanicspt_BR
dc.subjectDrag (Aerodynamics)pt_BR
dc.subjectTurbulencept_BR
dc.titleEstudo da dinâmica dos fluidos computacional em torno de um perfil aerodinâmico NACA 0012pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA Dinâmica dos Fluidos Computacional (DFC) é uma ferramenta importante para a resolução de problemas de escoamentos. Devido a resultados cada vez mais precisos, o número de indústrias que utilizam esta ferramenta tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. O cálculo do coeficiente de sustentação e de arrasto, oriundos das forças atuantes sobre um perfil aerodinâmico, é visto como uma ferramenta fundamental da área de mecânica dos fluidos, mais precisamente, do estudo da aerodinâmica. O estudo proposto para esse trabalho consiste na simulação de um perfil NACA 0012, desde a criação e refinamento da malha utilizando o software ANSYS ICEM-CFD, até a simulação propriamente dita através do software ANSYS FLUENT e comparação dos resultados obtidos com o modelo computacional com dados experimentais. Para a obtenção dos resultados para o coeficiente de arrasto e de sustentação apresentados neste trabalho variou-se o ângulo de ataque de 0º à 18º e optou-se por utilizar dois modelos de turbulência, sendo esses: Spalart-Allmaras e k-ω/SST. Isso possibilitou a comparação, tanto qualitativa quanto quantitativa, dos resultados obtidos com cada modelo com dados disponíveis na literatura.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Gallo, Rubens
dc.contributor.advisor-co1Salvo, Ricardo de Vasconcelos
dc.contributor.referee1Gallo, Rubens
dc.contributor.referee2Salvo, Ricardo de Vasconcelos
dc.contributor.referee3Lourenço, Marcos Antonio de Souza
dc.contributor.referee4Razuk, Henrique Cotait
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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