Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/730
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Márcia Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2014-02-28T14:22:18Z | - |
dc.date.available | 2014-02-28T14:22:18Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-12 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Márcia Cristina. Contribuições das atividades experimentais com gerenciamento dos compostos gerados para a aprendizagem das reações químicas. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/730 | - |
dc.description | Acompanha: Sugestão de roteiro de atividades experimentais com gerenciamento dos compostos gerados para o conteúdo de reações químicas, p. 53. | pt_BR |
dc.description.abstract | The chemical knowledge is of paramount importance for the sustainable development for better forms of feeding and energy. In this sense, the learning about this study area should occur with the use of methodologies in sustainable development and motivating character. One possibility is through contextualization and experimentation. The contextualization of environmental issues is mentioned in the National Curricular Parameters and element to promote learning, and experimentation is described as “do with hands”, feel and manipulate, analyze critically and articulate practice to theory. This paper was developed for the first year of high school about the content of chemical reactions, contemplating the conducting experimental activities, with management of substances produced. For this, was performed: (i) Preparation and implementation of a proposed experiments. (ii) Selection of classes for its application. (iii) Verification of knowledge of chemical reactions and waste management before and after the application of the same. The answer provided by students, in pretest and posttest, was possible to compare the effect of application of proposed experiments, which was performed is eighteen weeks. The conceptual changes about chemical reactions were registered and allowed to verify new ways of the interpretation and of the transformation, from simple macroscopic observation of the physical aspects to the theoretical level, including knowledge microscopic, where the interactions are found between substances and formation of new compounds. The focus on environmental issues with management of compounds in class by students showed a greater awareness among the majority of participants on the problem of improper disposal of substances and of to assess the implication of dump toxic materials into the environment. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Química - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Reações químicas | pt_BR |
dc.subject | Science - Experiments | pt_BR |
dc.subject | Chemistry - Experiments | pt_BR |
dc.subject | Chemical reactions | pt_BR |
dc.title | Contribuições das atividades experimentais com gerenciamento dos compostos gerados para a aprendizagem das reações químicas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O conhecimento químico é de suma importância para o desenvolvimento sustentável, para melhores formas de alimentação e energia. Neste sentido, a aprendizagem acerca desta área de estudo deve ocorrer pelo uso de metodologias favoráveis ao desenvolvimento sustentável e com caráter motivador. Uma possibilidade é através da contextualização e experimentação. A contextualização da questão ambiental é citada nos Parâmetros Curriculares Nacionais como elemento de promoção de aprendizagem, e a experimentação é descrita como o fazer com as mãos, sentir e manipular, analisar criteriosamente e articular a prática à teoria. Este trabalho foi desenvolvido para o 1º ano do Ensino Médio sobre o conteúdo de reações químicas, contemplando a realização de atividades experimentais com gerenciamento das substâncias produzidas. Para isso, foram realizados: (i) elaboração e aplicação de uma Proposta de Experimentos; (ii) seleção de turmas para sua aplicação; (iii) verificação dos conhecimentos de reações químicas e gerenciamento de resíduos, antes a após a aplicação da mesma. As respostas fornecidas pelos estudantes, nos pré-teste e pós-teste realizados, permitiram comparar o efeito da aplicação da Proposta de Experimentos ao qual foi executada em 18 horas-aula. As mudanças conceituais sobre reações químicas foram registradas e permitiram verificar novas formas de interpretação da transformação, que passou da simples observação macroscópica dos aspectos físicos, para o nível teórico, incluindo os conhecimentos submicroscópicos, onde se encontram as interações entre substâncias e formação de novos compostos. O enfoque nas questões ambientais, com o gerenciamento dos compostos produzidos em aula pelos alunos evidenciou uma maior conscientização entre a maioria dos participantes sobre a problemática do descarte indevido de substâncias e da necessidade de avaliar as implicações do despejo de materiais tóxicos no meio ambiente. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Xavier, Claudia Regina | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGFCET_M_Nascimento, Márcia Cristina_2013.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.