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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7302
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Ausec, Renan Rossi | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-10T18:22:50Z | - |
dc.date.available | 2020-11-10T18:22:50Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-03 | - |
dc.identifier.citation | AUSEC, Renan Rossi. Aprimoramento de uma estrutura Baja por elementos finitos . 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7302 | - |
dc.description.abstract | In this study, the structure of Procobaja 2016 BAJA SAE team, applying modal analysis for free-free condition to obtain the natural frequencies of the current structure and modified structures based on the first one. It has been the objective of the chassis improvement to enhance its stiffness primarily with increasing the moment of inertia of the tubes present in this. The first step of this work was the development of the chassis, to perform the finite element method (FEM) on ANSYS Mechanical. which was made free-free modal analysis to analyze the natural frequencies and vibration modes. With the results, changes were made in the geometry of the structure in order to increase its natural frequency. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.subject | Aço tubular - Estruturas | pt_BR |
dc.subject | Corridas off-road | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Análise modal | pt_BR |
dc.subject | Tubular steel structures | pt_BR |
dc.subject | Off-road racing | pt_BR |
dc.subject | Finite element method | pt_BR |
dc.subject | Modal analysis | pt_BR |
dc.title | Aprimoramento de uma estrutura Baja por elementos finitos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como escopo o estudo da estrutura 2016 da equipe Procobaja de BAJA SAE, aplicando análise modal em condição livre-livre para obter-se as frequências naturais da estrutura atual e das estruturas modificadas com base na mesma. Tem-se como objetivo o aprimoramento do chassi de modo a melhorar sua rigidez, primordialmente, com o aumento do momento de inércia dos tubos presentes neste. O ponto de partida do estudo foi a modelagem do chassi empregando o método dos elementos finitos (MEF) por meio da plataforma ANSYS Mechanical, onde foi feita a análise modal livre-livre para analisar as frequências naturais e os modos de vibrar. Com os resultados obtidos, foram apresentadas alterações na geometria da estrutura com o objetivo de aumentar suas frequências naturais. | pt_BR |
dc.degree.local | Cornélio Procópio | pt_BR |
dc.publisher.local | Cornelio Procopio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Camara, Fernando Henrique de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1 | Camara, Fernando Henrique de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2 | Borges, Adailton Silva | - |
dc.contributor.referee3 | Borges, Adriano Silva | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CP - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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