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dc.creatorAusec, Renan Rossi-
dc.date.accessioned2020-11-10T18:22:50Z-
dc.date.available2020-11-10T18:22:50Z-
dc.date.issued2016-11-03-
dc.identifier.citationAUSEC, Renan Rossi. Aprimoramento de uma estrutura Baja por elementos finitos . 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7302-
dc.description.abstractIn this study, the structure of Procobaja 2016 BAJA SAE team, applying modal analysis for free-free condition to obtain the natural frequencies of the current structure and modified structures based on the first one. It has been the objective of the chassis improvement to enhance its stiffness primarily with increasing the moment of inertia of the tubes present in this. The first step of this work was the development of the chassis, to perform the finite element method (FEM) on ANSYS Mechanical. which was made free-free modal analysis to analyze the natural frequencies and vibration modes. With the results, changes were made in the geometry of the structure in order to increase its natural frequency.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectAço tubular - Estruturaspt_BR
dc.subjectCorridas off-roadpt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectAnálise modalpt_BR
dc.subjectTubular steel structurespt_BR
dc.subjectOff-road racingpt_BR
dc.subjectFinite element methodpt_BR
dc.subjectModal analysispt_BR
dc.titleAprimoramento de uma estrutura Baja por elementos finitospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como escopo o estudo da estrutura 2016 da equipe Procobaja de BAJA SAE, aplicando análise modal em condição livre-livre para obter-se as frequências naturais da estrutura atual e das estruturas modificadas com base na mesma. Tem-se como objetivo o aprimoramento do chassi de modo a melhorar sua rigidez, primordialmente, com o aumento do momento de inércia dos tubos presentes neste. O ponto de partida do estudo foi a modelagem do chassi empregando o método dos elementos finitos (MEF) por meio da plataforma ANSYS Mechanical, onde foi feita a análise modal livre-livre para analisar as frequências naturais e os modos de vibrar. Com os resultados obtidos, foram apresentadas alterações na geometria da estrutura com o objetivo de aumentar suas frequências naturais.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Camara, Fernando Henrique de Oliveira-
dc.contributor.referee1Camara, Fernando Henrique de Oliveira-
dc.contributor.referee2Borges, Adailton Silva-
dc.contributor.referee3Borges, Adriano Silva-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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