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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7297
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Pucci Junioir, Silvio Amilcar | |
dc.date.accessioned | 2020-11-10T18:22:39Z | - |
dc.date.available | 2020-11-10T18:22:39Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-17 | |
dc.identifier.citation | PUCCI JUNIOR, Silvio Amilcar. Otimização de parâmetros aplicados no controle de vibrações de rotores flexíveis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7297 | - |
dc.description.abstract | This study consists in the study of the active vibration control of flexible rotors in a computing environment, looking for a mitigating vibration and stability of the structure, for this, the rotor shaft was modeled using the finite element method. Subsequently, the study was based on optimization parameters used in the active control, which was proposed to find an optimum configuration of the control system, resulting in a good compromise between system control power and attenuation of the rotor vibration level, in this case, as it was required more than one goal in the optimization process, a commitment function was used. In terms of optimization techniques we used the heuristic method of Differential Evolution. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.subject | Vibração | pt_BR |
dc.subject | Rotores | pt_BR |
dc.subject | Programação heurística | pt_BR |
dc.subject | Vibration | pt_BR |
dc.subject | Rotors | pt_BR |
dc.subject | Heuristic programming | pt_BR |
dc.title | Otimização de parâmetros aplicados no controle de vibrações de rotores flexíveis | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho consistiu no estudo do controle ativo de vibrações em rotores flexíveis em ambiente computacional, visando a atenuação de vibrações e estabilidade da estrutura, para isso, o eixo do rotor foi modelado utilizando o método dos elementos finitos. Posteriormente, o estudo foi baseado na otimização de parâmetros aplicados neste controle ativo, onde foi proposto encontrar uma configuração ótima do sistema de controle, resultando um bom compromisso entre a força de controle do sistema e atenuação do nível de vibração do rotor, neste caso, como foi requerido mais de um objetivo no processo de otimização utilizou-se a função de compromisso. Em termos de técnicas de otimização, utilizou-se o método heurístico de Evolução Diferencial. | pt_BR |
dc.degree.local | Cornélio Procópio | pt_BR |
dc.publisher.local | Cornelio Procopio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Koroishi, Edson Hideki | |
dc.contributor.referee1 | Koroishi, Edson Hideki | |
dc.contributor.referee2 | Molina, Fabian Andres Lara | |
dc.contributor.referee3 | Camara, Fernando Henrique de Oliveira | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenhara Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CP - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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