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dc.creatorJedneralski, Leonardo de Ataide
dc.date.accessioned2020-11-10T18:22:06Z-
dc.date.available2020-11-10T18:22:06Z-
dc.date.issued2016-11
dc.identifier.citationJEDNERALSKI, Leonardo de Ataide. Mapeamento, modelagem e avaliação do ruído urbano no entorno do campus de Cornélio Procópio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7280-
dc.description.abstractNoise pollution is a serious problem that affects the urban centers and contributes significantly to the reduction of the quality of life of individuals exposed to it. Contrary to what is expected, small towns, as in the case of Cornélio Procópio, may also suffer from this problem. This study aims to quantify, map and analyze the noise inside the campus of Cornélio Procópio UTFPR, if the noise levels show up above the permitted, propose solutions to reduce this pollution to the standard limits. Therefore, the Cadna-A software was applied for building a three-dimensional model of the region, which was fed with data as hourly vehicle traffic, speed of vehicle, type of roads, train speed, height and geometry of buildings, local relief features, among others. The realization of the simulation generated results of sound pressure level in dB (A) that was validated by field measurement. The comparison showed that the simulated values and measured were well correlated, ensuring the good fidelity of the model. Factor that allowed the model to be used to extrapolate as to propose solutions for reducing the sound pressure levels inside the campus, as these proved to be above the permitted by the standard NBR10151: 2000. Where was simulated three improvements and the one was more effective, decreasing noise levels below the standard limit was the third, who proposed the reduction of the track speed limit, the diversion of traffic of heavy vehicles (buses and trucks), the removal of parking lots located inside the campus and the construction of a wall surrounding the campus area. It concluded that the use of computer media for sound pressure analysis is very effective and highly recommended to municipalities and public bodies who need to do similar studies for better urban planning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRuído urbanopt_BR
dc.subjectPoluição sonorapt_BR
dc.subjectRuído – Mediçãopt_BR
dc.subjectCity noisept_BR
dc.subjectNoise pollutionpt_BR
dc.subjectNoise - Measurementpt_BR
dc.titleMapeamento, modelagem e avaliação do ruído urbano no entorno do campus de Cornélio Procópiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA poluição sonora é um grave problema que aflige os centros urbanos e contribui significativamente para a redução da qualidade de vida dos indivíduos a ela expostos. Ao contrário do que se espera, pequenas cidades, como é o caso de Cornélio Procópio, também podem sofrer deste mal. Este trabalho tem como objetivo quantificar, mapear e analisar a poluição sonora no interior do campus de Cornélio Procópio da UTFPR, e caso os níveis mostrem-se acima dos permitidos pela norma, propor soluções que reduzam essa poluição para os limites normalizados. Para tanto, foi aplicado o software Cadna-A para a elaboração de um modelo tridimensional da região, o qual foi alimentado com dados como tráfego de veículos por hora, velocidade dos veículos, tipo das vias, velocidade do trem, altura e geometria das edificações, características do relevo local, entre outros. A realização da simulação sobre o modelo gerou níveis de pressão sonora em dB (A) que foram validados por meio de medição em campo. A comparação mostrou que os valores simulados e os medidos foram bem correlacionados, assegurando a representatividade do modelo numérico. Com isto, foi possível empregar o modelo em extrapolações, como a proposição de soluções que diminuíssem os níveis de pressão sonora no interior do campus, visto que esses mostraram-se acima dos permitidos pela norma NBR10151:2000. Foram simuladas três melhorias e a que se mostrou mais efetiva, diminuindo os níveis de ruído abaixo do limite normalizado foi a terceira, que propõe a redução do limite de velocidade da via, o desvio do transito de veículos pesados (ônibus e caminhões), a remoção dos estacionamentos situados no interior do campus e a construção de um muro cercando a área do campus. Concluiu-se que a utilização de meios computacionais para análise de pressão sonora é muito eficiente e altamente recomendada a prefeituras e órgãos públicos que necessitem fazer estudos similares para um melhor planejamento urbano.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Adriano Silva
dc.contributor.advisor-co1Borges, Adailton Silva
dc.contributor.referee1Borges, Adriano Silva
dc.contributor.referee2Borges, Adailton Silva
dc.contributor.referee3Raimo, Conrado Di
dc.contributor.referee4Lopes Junior, José Aparecido
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenhara Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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