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dc.creatorSlewinski, Anderson
dc.date.accessioned2020-11-10T18:21:52Z-
dc.date.available2020-11-10T18:21:52Z-
dc.date.issued2016-10-11
dc.identifier.citationSLEWINSKI, Anderson. Construção, critérios de dimensionamento e gerenciamento de uma bancada didática de refrigeração industrial multipressão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7272-
dc.description.abstractPresent in various spheres of industry and society, cooling cycles play an important role in improving production processes and improving life quality. To ensure the operation of this equipment is essential to have properly trained and qualified professionals who can be quickly inserted in the labor market in order to meet the different needs of the industry. With this goal in mind, this paper proposes the development and construction of a didactic bench that allows a first contact of young students seeking professional qualification in the area. The work includes the various criteria for selecting the components at the same time provides all the necessary components of didactic and organized, it is also performed the analysis of the thermodynamic cycle, and establishes a basis for the development of further work and educational improvements. The completion of course work was developed through a partnership with SENAI of Assai-PR as a continuation of the work developed by the student during the course of refrigeration and air conditioning from UTFPR-CP. The refrigeration cycle uses R-134a refrigerant gas, which has similar properties to the already discontinued R-12 gas, as it has a high potential for destruction of the ozone layer. The electrical structure is designed to allow control and change the operation of the components to simulate various failures necessary for the training of professionals in refrigeration at the same time protects the equipment against overload or improper operation. At the end of th project, satisfactory results were obtained for the efficiency and cooling capacity, along with a didactic interface easy to understand.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRefrigeraçãopt_BR
dc.subjectQualificações profissionaispt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectRefrigeration and refrigerating machinerypt_BR
dc.subjectVocational qualificationspt_BR
dc.subjectThermodynamicspt_BR
dc.titleConstrução, critérios de dimensionamento e gerenciamento de uma bancada didática de refrigeração industrial multipressãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoPresente em diversas esferas da indústria e sociedade, os ciclos de refrigeração desempenham papel fundamental na melhoria de processos produtivos e no aumento da qualidade de vida. Para garantir o funcionamento destes equipamentos é de fundamental importância a existência de profissionais devidamente treinados e qualificados, que possam ser inseridos no mercado de trabalho de forma a satisfazer as diferentes necessidades da indústria. Com este objetivo em mente, o presente trabalho propõe o desenvolvimento e construção de uma bancada didática que permita um primeiro contato de jovens estudantes que buscam qualificação profissional na área. O trabalho contempla os diversos critérios para a seleção dos componentes ao mesmo tempo que apresenta todos os componentes necessários de forma didática e organizada. Foi realizada também a análise do ciclo termodinâmico, e estabeleceu-se uma base para o desenvolvimento de trabalhos posteriores e melhorias didáticas. O trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido através de uma parceria com o SENAI de Assaí-PR como continuidade do trabalho desenvolvido pelo aluno durante a disciplina de Refrigeração e ar condicionado da UTFPR-CP. O ciclo de refrigeração utiliza o refrigerante R-134a, gás que apresenta propriedades semelhantes do já descontinuado gás R-12, o qual apresenta elevado potencial destrutivo da camada de ozônio. A estrutura elétrica foi elaborada de forma a permitir o controle e alteração do funcionamento dos componentes de forma a simular diversas falhas necessárias para o treinamento dos profissionais em refrigeração, ao mesmo tempo que protege o equipamento contra sobrecargas ou operação inadequada. Ao término da execução do projeto foram obtidos resultados satisfatórios para a eficiência e capacidade de refrigeração, juntamente com uma interface didática e de fácil entendimento.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Razuk, Henrique Cotait
dc.contributor.referee1Razuk, Henrique Cotait
dc.contributor.referee2Lourenço, Marcos Antonio de Souza
dc.contributor.referee3Gallo, Rubens
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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