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dc.creatorCamargo, Murilo
dc.date.accessioned2020-11-10T18:21:28Z-
dc.date.available2020-11-10T18:21:28Z-
dc.date.issued2017-06-09
dc.identifier.citationCAMARGO, Murilo. Projeto de uma caixa de redução fixa para um veículo tipo baja SAE. 2017. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7254-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to improve the current project of Procobaja team of the Federal Technological University of Paraná, when designing a fixed gearbox with a transmission relationship that allows a good balance between speed and traction, key requirements for a Baja SAE competition. Through the survey of characteristics of the Briggs & Stratton Intek Pro® 10 HP engine, standardized by the SAE competitions, the optimum torque was obtained for design and its respective rotation. With the ratio of reduction of gearbox maximum squeeze by the team of 9:1, it was possible to size the two pairs of gears through the theory proposed by AGMA (American Gear Manufacturers Association). For the design of the axes, the design was made by the DE-ASME elliptical criterion for fatigue and deflection design. Key and bearing calculations were also specified. For calculations of gears and axes sizing, a routine was performed in the MATLAB® software to facilitate calculations of both this project and future team projects. After modeling the components using Inventor® software, the software ANSYS® was used to perform a finite element analysis on the gears in order to reduce the mass of the assembly. Studies on tolerances, bearings and lubrication were also approached by this work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectEngrenagenspt_BR
dc.subjectVeículos off-roadpt_BR
dc.subjectAutomóveis - Dispositivos de transmissãopt_BR
dc.subjectGearingpt_BR
dc.subjectOff-road vehiclespt_BR
dc.subjectAutomobiles - Transmission devicespt_BR
dc.titleProjeto de uma caixa de redução fixa para um veículo tipo Baja SAEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO intuito deste trabalho é a melhoria do projeto atual da equipe Procobaja, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ao projetar uma caixa de redução fixa com uma relação de transmissão que permita um bom equilíbrio entre velocidade e tração, requisitos chaves para uma competição Baja SAE. Através do levantamento das características do motor Briggs & Stratton Intek Pro® 10 HP, padronizado pelas competições SAE, obteve-se o torque ideal para o projeto e sua respectiva rotação. Com a relação de redução máxima da caixa de redução estipulada pela equipe de 9:1, foi possível dimensionar os dois pares de engrenagens através da teoria proposta pela AGMA (American Gear Manufacturers Association). Para o projeto dos eixos, fez-se o dimensionamento pelo critério DE-ASME elíptico para fadiga e dimensionamento por deflexão. Cálculos de chavetas e rolamento também foram especificados. Para os cálculos de dimensionamento de engrenagens e eixos, foi realizada uma rotina no software MATLAB® a fim de facilitar os cálculos, tanto deste projeto quanto para projetos futuros da equipe. Após o modelamento dos componentes através do software Inventor®, utilizou-se o software ANSYS® para realizar um estudo por análise por elementos finitos nas engrenagens a fim de reduzir a massa do conjunto. Estudos sobre tolerâncias, rolamentos e lubrificação também foram abordados por este trabalho.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Francisco, Julio Cesar de Souza
dc.contributor.referee1Francisco, Julio Cesar de Souza
dc.contributor.referee2Borges, Adailton Silva
dc.contributor.referee3Borges, Adriano Silva
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariaspt_BR
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