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Título: Estudo de metodologias para identificação dos parâmetros de motores de corrente contínua e imã permanente, e validação experimental do modelo dinâmico através de técnicas de controle moderno
Autor(es): Chaves, Wagner de Souza
Orientador(es): Montezuma, Marcio Aurelio Furtado
Palavras-chave: Estimativa de parâmetros
Motores elétricos de corrente contínua
Velocidade
Parameter estimation
Electric motors, Direct current
Speed
Data do documento: 17-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: CHAVES, Wagner de Souza. Estudo de metodologias para identificação dos parâmetros de motores de corrente contínua e imã permanente, e validação experimental do modelo dinâmico através de técnicas de controle moderno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) -Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.
Resumo: Este trabalho propõe o estudo de duas metodologias para identificação dos parâmetros do modelo dinâmico de motores de corrente contínua de imã permanente. A primeira consiste na aplicação da técnica de identificação de parâmetros adaptativos, e a segunda consiste na aplicação da técnica de região de confiança para mínimos quadrados não lineares utilizando a ferramenta Parameter Estimation do MATLAB/Simulink. Neste trabalho aplica-se também dois projetos de controle de velocidade para avaliação dos modelos, o primeiro utilizando controle misto H2/H∞ e o segundo utilizando alocação de polos por atribuição de autoestrutura completa. O erro entre os resultados obtidos experimentalmente do sistema real e os resultados obtidos através da simulação serão avaliados por meio da raiz normalizada do erro quadrático médio.
Abstract: This paper proposes a study of two methodologies to identify parameters from the dynamic model of permanent magnet DC motors. The first one consists in the application of adaptive parameters identification techniques and the second one consists in applying trust-region for nonlinear least squares techniques using MATLAB/Simulink tool. This paper also applies two projects of velocity control for evaluation of the models. The first project is about using a mixed control H2/H∞ and the second one is about using poles allocation by complete auto-structure attribution. The error between the results experimentally obtained from the real system and the ones obtained from the simulation will be evaluated through the normalized root mean squared error.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7168
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