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dc.creatorOliveira, Adriano de-
dc.date.accessioned2014-02-27T20:12:49Z-
dc.date.available2014-02-27T20:12:49Z-
dc.date.issued2013-09-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Adriano de. Condições de trabalho: percepção de docentes do ensino fundamental. 2013. 85 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/714-
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze, a gender perspective, the perception of the Teachers elementary school a public school in Curitiba about their working conditions. The theme of this research discusses the perception of / the teachers on working conditions taking advantage of a gender perspective, studies of the sexual division of labor and research on teaching. The research adopted a qualitative approach, using as an instrument for data collection to semi-structured interview. Were made twenty interviews with teachers who worked in the classroom of elementary school to a public school in the city of Curitiba. As part of the results can be seen that there is precarious working conditions, such as a significant number of teachers with fixed-term contract, intensification of work in school and out of school overload, lack of adequate infrastructure for the development of activities teachers, among other issues. The perception of most / the teachers play a traditional sexual division of labor, in which women still assume the responsibility of housework and remain perceived as "natural mothers" look pretty associated with teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subjectDivisão do trabalho por sexopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectWork environmentpt_BR
dc.subjectElementary school teacherspt_BR
dc.subjectSexual division of laborpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleCondições de trabalho: percepção de docentes do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é analisar, a partir de uma perspectiva de gênero, a percepção dos/as Professores/as de ensino fundamental de uma escola pública estadual de Curitiba sobre as suas as condições de trabalho. A temática desta pesquisa debate a percepção dos/as docentes sobre as condições de trabalho se valendo de uma perspectiva de gênero, dos estudos da divisão sexual do trabalho e das pesquisas sobre o trabalho docente. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, usando como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada. Foram feitas vinte entrevistas com docentes que atuavam em sala de aula do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Curitiba. Como parte dos resultados percebe-se que existe precariedade nas condições de trabalho, tais como número significativo de docentes com contrato temporário, intensificação do trabalho na escola e sobrecarga fora da escola, falta de infra-estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades docentes, dentre outras questões. A percepção da maioria dos/as docentes reproduz uma divisão sexual do trabalho tradicional, na qual as mulheres ainda assumem a responsabilidade do trabalho doméstico e permanecem percebidas como “mães naturais”, aspecto bastante associado à docência.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Luz, Nanci Stancki da-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologiapt_BR
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