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dc.creatorTakahashi, Vitor Gonçalves
dc.date.accessioned2020-11-10T17:41:12Z-
dc.date.available2020-11-10T17:41:12Z-
dc.date.issued2016-06-09
dc.identifier.citationTAKAHASHI, Vitor Gonçalves. Desenvolvimento de uma unidade de medição inercial para determinação de orientação de um quadricóptero. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7108-
dc.description.abstractThis work presents the development of an Inertial Measurement Unit to determine the orientation of a quadcopter, consisting of an accelerometer and a gyroscope. Through the signals of these sensors and a computer program, the orientation of the aircraft is provided. The signals processing of the sensors are performed by the ARM Microcontroller Family that returns the rotation angles of the aircraft, pitch and roll. Signal conditioning methodologies were tested to minimize the effects of noise in the system, the Complementary Filter and the Kalman Filter. Experimental tests to validate the Inertial Measurement Unit were performed to verify the accuracy of it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectNavegação inercial (Aeronáutica)pt_BR
dc.subjectKalman, Filtragem dept_BR
dc.subjectAeronavespt_BR
dc.subjectInertial navigation (Aeronautics)pt_BR
dc.subjectKalman filteringpt_BR
dc.subjectAirshipspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma unidade de medição inercial para determinação de orientação de um quadricópteropt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o desenvolvimento de uma Unidade de Medição Inercial para a determinação de orientação de um quadricóptero, composta por um acelerômetro e um giroscópio. Através dos sinais desses sensores e de um programa computacional, é fornecida a orientação da aeronave. O processamento dos sinais dos sensores é feito por um microcontrolador da família ARM que retornará os ângulos de rotação da aeronave, pitch e roll. Metodologias de condicionamento de sinais foram utilizadas para minimizar os efeitos de ruídos no sistema, sendo elas o Filtro Complementar e o Filtro de Kalman. Ensaios experimentais para a validação da Unidade de Medição Inercial foram realizados para verificar a acuracidade da mesma.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Montezuma, Marcio Aurelio Furtado
dc.contributor.referee1Montezuma, Marcio Aurelio Furtado
dc.contributor.referee2Molina, Fabian Andres Lara
dc.contributor.referee3Koroishi, Edson Hideki
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
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