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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/709
Título: | Relações de gênero entre docentes dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Tecnológica de Compiègne (UTC-França): um estudo comparativo das carreiras de homens e mulheres |
Autor(es): | Kovaleski, Nadia Veronique Jourda |
Orientador(es): | Carvalho, Marília Gomes de |
Palavras-chave: | Identidade de gênero na educação Universidades e faculdades Divisão do trabalho por sexo Tecnologia Gender identity in education Universities and colleges Sexual division of labor Technology |
Data do documento: | 13-Dez-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | KOVALESKI, Nadia Veronique Jourda. Relações de gênero entre docentes dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Tecnológica de Compiègne (UTC-França): um estudo comparativo das carreiras de homens e mulheres. 2013. 255 f. Tese (Doutorado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. |
Resumo: | Atualmente, as universidades ocidentais são lugares onde se efetiva grande parte da pesquisa científica. Se a História ocidental aponta algumas mulheres adentrando esses templos do conhecimento, hoje, elas representam parte considerável dos/as professores/as pesquisadores/as. Após a revisão da literatura, comprovou-se que homens e mulheres não têm as mesmas oportunidades de trabalho na carreira de professor/a pesquisador/a. Achou-se, então, pertinente, analisar comparativamente as relações de gênero nos cursos de pós-graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Tecnológica de Compiègne – França (UTC), no intuito de descobrir se as mulheres dessas duas universidades tecnológicas encontram práticas discriminatórias, ou, ao contrário, um acolhimento favorável e, se existe o famoso ‘teto de vidro’ que limita as promoções das mulheres. A pesquisa foi qualitativa, com princípios de análise de conteúdo e pode ser caracterizada como comparativa. A coleta de dados foi realizada com entrevista semiestruturada nas duas universidades. Foram objeto deste estudo 16 professores/as pesquisadores/as da UTFPR e 17 professores/as pesquisadores/as da UTC. Conclui-se que a profissão de professor/a pesquisador/a demanda na sua essência, um investimento até o limite do sacrifício por quem escolheu exercitá-la e é muito mais adaptada à socialização do homem que da mulher, devido a duas razões principais: o maior investimento das mulheres no trabalho reprodutivo em relação aos homens e porque existem, na carreira universitária, mecanismos de discriminações que limitam a progressão das mulheres. |
Abstract: | Currently, western universities are where research is mostly carried out. If western history shows some women getting into those temples of knowledge, today, they account for a considerable number of faculty members/researchers. A revision of literature revealed that women and men do not have the same job opportunities when it comes to the career as a faculty member/researcher. Therefore, a comparative analysis of gender relations in the graduate programs at the Federal University of Technology of the State of Paraná (UTFPR) and the University of Technology of Compiègne - France (UTC) was seen as relevant. The aim of the research was twofold: to find out whether women from these universities of technology faced discriminatory practices or, instead, a greater acceptance and to investigate the existence of the famous “glass ceiling” that limits women`s job promotion. The research was qualitative with content analysis and was characterized as comparative. The data collection was conducted with a semi-structured interview with 16 faculty members/researchers from the UTFPR and 17 faculty members/researchers from the UTC. The findings and conclusion of this research are that the career as a faculty member/researcher calls for a great sacrifice and it is more socially adapted to men than women for two main reasons: first, a bigger investment on the part of women than men concerning reproductive work, and second, the existence of mechanisms of discrimination practices in the professional university career that hinder women`s professional advancement. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/709 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
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