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Título: Relações de gênero entre docentes dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Tecnológica de Compiègne (UTC-França): um estudo comparativo das carreiras de homens e mulheres
Autor(es): Kovaleski, Nadia Veronique Jourda
Orientador(es): Carvalho, Marília Gomes de
Palavras-chave: Identidade de gênero na educação
Universidades e faculdades
Divisão do trabalho por sexo
Tecnologia
Gender identity in education
Universities and colleges
Sexual division of labor
Technology
Data do documento: 13-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KOVALESKI, Nadia Veronique Jourda. Relações de gênero entre docentes dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Tecnológica de Compiègne (UTC-França): um estudo comparativo das carreiras de homens e mulheres. 2013. 255 f. Tese (Doutorado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Atualmente, as universidades ocidentais são lugares onde se efetiva grande parte da pesquisa científica. Se a História ocidental aponta algumas mulheres adentrando esses templos do conhecimento, hoje, elas representam parte considerável dos/as professores/as pesquisadores/as. Após a revisão da literatura, comprovou-se que homens e mulheres não têm as mesmas oportunidades de trabalho na carreira de professor/a pesquisador/a. Achou-se, então, pertinente, analisar comparativamente as relações de gênero nos cursos de pós-graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Tecnológica de Compiègne – França (UTC), no intuito de descobrir se as mulheres dessas duas universidades tecnológicas encontram práticas discriminatórias, ou, ao contrário, um acolhimento favorável e, se existe o famoso ‘teto de vidro’ que limita as promoções das mulheres. A pesquisa foi qualitativa, com princípios de análise de conteúdo e pode ser caracterizada como comparativa. A coleta de dados foi realizada com entrevista semiestruturada nas duas universidades. Foram objeto deste estudo 16 professores/as pesquisadores/as da UTFPR e 17 professores/as pesquisadores/as da UTC. Conclui-se que a profissão de professor/a pesquisador/a demanda na sua essência, um investimento até o limite do sacrifício por quem escolheu exercitá-la e é muito mais adaptada à socialização do homem que da mulher, devido a duas razões principais: o maior investimento das mulheres no trabalho reprodutivo em relação aos homens e porque existem, na carreira universitária, mecanismos de discriminações que limitam a progressão das mulheres.
Abstract: Currently, western universities are where research is mostly carried out. If western history shows some women getting into those temples of knowledge, today, they account for a considerable number of faculty members/researchers. A revision of literature revealed that women and men do not have the same job opportunities when it comes to the career as a faculty member/researcher. Therefore, a comparative analysis of gender relations in the graduate programs at the Federal University of Technology of the State of Paraná (UTFPR) and the University of Technology of Compiègne - France (UTC) was seen as relevant. The aim of the research was twofold: to find out whether women from these universities of technology faced discriminatory practices or, instead, a greater acceptance and to investigate the existence of the famous “glass ceiling” that limits women`s job promotion. The research was qualitative with content analysis and was characterized as comparative. The data collection was conducted with a semi-structured interview with 16 faculty members/researchers from the UTFPR and 17 faculty members/researchers from the UTC. The findings and conclusion of this research are that the career as a faculty member/researcher calls for a great sacrifice and it is more socially adapted to men than women for two main reasons: first, a bigger investment on the part of women than men concerning reproductive work, and second, the existence of mechanisms of discrimination practices in the professional university career that hinder women`s professional advancement.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/709
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