Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/674
Título: | Formação docente continuada e desenvolvimento do protagonismo discente na Universidade: faces de uma mesma moeda |
Autor(es): | Lima, Anselmo Pereira de Althaus, Dalvane Rodrigues, Claudinéia Lucion Savi |
Palavras-chave: | Educação permanente Educação de adultos Professores universitários Continuing education Adult education College teachers |
Data do documento: | 2011 |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | LIMA, Anselmo Pereira de; ALTHAUS, Dalvane; RODRIGUES, Claudinéia Lucion Savi. Formação docente continuada e desenvolvimento do protagonismo discente na Universidade: faces de uma mesma moeda. Synergismus Scyentifica UTFPR, Pato Branco, v. 6, n. 1, 2011. Disponível em: < http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy/article/view/1201/810>. Acesso em: 27 nov. 2013. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiências na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), mais especificamente no Campus Pato Branco, a respeito da implementação do Departamento de Educação (Deped) e de seus Núcleos. No Núcleo de Ensino (Nuens) está em andamento um Programa de Formação Continuada de Professores. Sua metodologia de pesquisa e intervenção consiste na disponibilidade voluntária de professores para colaborar e participar de procedimentos de filmagem de aulas e de entrevistas, dos quais resultam documentários em vídeo que são compartilhados com outros professores em reuniões de reflexão sobre a prática docente. No Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape), há uma proposta inicial de trabalho direcionado aos discentes. Esta tem por objetivo desenvolver a organização, a autonomia e a participação dos acadêmicos nos espaços que compõem a Universidade, levando-os a um engajamento, em parceria com os docentes, na resolução de problemas do cotidiano universitário. A fundamentação teórica dessas iniciativas consiste em um conjunto articulado de teorias provenientes de ciências como a Línguistica, a Linguística Aplicada, a Psicologia Histórico-Cultural, a Psicologia do Trabalho, a Ergonomia da Atividade e a Pedagogia. |
Abstract: | The aim of this text is to present an account of some of our experiences in the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), more specifically in the city of Pato Branco, related to the implementation of an Education Department and of its two Centers: one dedicated to teachers and the other dedicated to students. In the Teachers´ Center, there is an ongoing program of continuous teacher development. Its research and intervention methodology is based on teachers´ voluntary availability to collaborate and take part in classes and interviews audiovisual recording procedures. As a result, there is the production of video documentaries which are shared with other teachers in practice reflection pedagogic meetings. In the Students´ Center, there is a starting project whose objective is to develop the organization, the autonomy and participation of students in the university activities, leading them to engage, in partnership with teachers, in the search of solutions to university daily problems. Our theoretical base in these initiatives comes from an articulated set of theories coming from sciences such as Linguistics, Applied Linguistics, Historical-Cultural Psychology, Work Psychology, Activity Ergonomy and Pedagogy. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/674 |
ISSN: | 23164689 |
Aparece nas coleções: | PCS - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SYS. SCY. _Althaus, Dalvane_2011.pdf | 120,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.