Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPeder, Marlon Alexandre de
dc.date.accessioned2020-11-09T20:40:18Z-
dc.date.available2020-11-09T20:40:18Z-
dc.date.issued2017-02-10
dc.identifier.citationPEDER, Marlon Alexandre de. Avaliação da macrotextura do pavimento asfáltico de um trecho de rodovia localizada no noroeste do estado do Paraná. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6415-
dc.description.abstractThe surface drainage capacity of an asphalt pavement is of fundamental importance in a highway, it covers several aspects related to the comfort and safety of users, being the main ones: the effect of night mirror, the adhesion between the tire and the pavement, hydroplaning , Noise and spray. Therefore, it is essential to determine the conditions of the macrotexture of the coating, which is one of the properties responsible for forming runoff channels in the pavement, expelling the water deposited in the runway. In this work a macrotexture evaluation of the rolling layer of a recently implanted section of the Highway was carried out, located between the cities of Tuneiras do Oeste and Campo Mourão. As a new coating, not yet studied, there was no information on the efficiency conditions as to the runoff capacity of the runway. Therefore the evaluation consisted of identifying the conditions of the surface of the coating by measuring its macrotexture. Therefore, for the survey of the data in the points to be studied, a method that is commonly used in Brazil, and of easy application, which is the Sand Stain test, was adopted. The results obtained in this study indicated that this segment of the highway is meeting the guiding speed according to American Society for Testing and Materials specifications, but in disregard of DNIT service instructions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPavimentos de asfaltopt_BR
dc.subjectDrenagem de rodoviaspt_BR
dc.subjectRodovias - Levantamentopt_BR
dc.subjectNormas técnicas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectPavements, Asphaltpt_BR
dc.subjectRoad drainagept_BR
dc.subjectRoads - Surveyingpt_BR
dc.subjectStandards, Engineeringpt_BR
dc.titleAvaliação da macrotextura do pavimento asfáltico de um trecho de rodovia localizada no noroeste do estado do Paranápt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of macrotexture of asphalt pavement of a road track located in the northwest of the state of Paranápt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA capacidade de drenagem superficial de um pavimento asfáltico tem importância fundamental em uma rodovia, ela abrange diversos aspectos relacionados ao conforto e a segurança dos usuários, sendo os principais: o efeito de espelho noturno, a aderência entre o pneu e o pavimento, a hidroplanagem, o ruído e o spray. Por tanto se torna indispensável determinar quais são as condições da macrotextura do revestimento, que é uma das propriedades responsável por formar canais de escoamento no pavimento, expulsando a água depositada na pista. Neste trabalho foi realizada uma avaliação da macrotextura da camada de rolamento de um trecho recém-implantado de Rodovia, localizado entre as cidades de Tuneiras do Oeste e Campo Mourão. Por ser um revestimento novo, ainda não estudado, não se tinha informações das condições da eficiência quanto a capacidade de escoamento superficial da pista de rolamento. Logo a avaliação consistiu em identificar quais são as condições da superfície do revestimento através da mensuração de sua macrotextura. Por tanto, para o levantamento dos dados nos pontos a serem estudados, adotou-se do método que é comumente utilizado no Brasil, e de fácil aplicação, que é o ensaio Mancha de Areia. Os resultados obtidos nesse estudo indicaram que esse segmento da rodovia está atendendo a velocidade diretriz segundo as especificações da American Society for Testing and Materials, porém em desconformidade a instruções de serviço do Department of Infrastructure and Transport.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Adalberto Luiz Rodrigues de
dc.contributor.referee1Oliveira, Darlene Lopes do Amaral
dc.contributor.referee2Braga, Sérgio Roberto Oberhauser Quintanilha
dc.contributor.referee3Oliveira, Adalberto Luiz Rodrigues de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
macrotexturapavimentoasfaltico.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.