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Título: Análise de acessibilidade dos pontos de parada do sistema de transporte coletivo por ônibus na cidade de Campo Mourão-PR, segundo a ABNT NBR 9050:2004
Autor(es): Murata, Cintia Midori de Souza
Orientador(es): Widerski, Roberto
Palavras-chave: Acessibilidade ao transporte local
Transporte urbano - Legislação
Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade
Local trasit accessibility
Urban transportation - Law and legislation
People with disabilities - Orientation and mobility
Data do documento: 24-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: MURATA, Cintia Midori de Souza. Análise de acessibilidade dos pontos de parada do sistema de transporte coletivo por ônibus na cidade de Campo Mourão-PR, segundo a ABNT NBR 9050:2004. 2015. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2015.
Resumo: O crescimento da população em geral, incluindo os portadores de necessidades especiais (PNE’s), aumenta a demanda de ambientes acessíveis para dar a todos o direito de ir e vir. Um ambiente adaptado a suprir todas às necessidades de seus usuários garante uma melhor qualidade de vida, promovendo independência e segurança. Sendo assim a partir de uma revisão bibliográfica interdisciplinar que abrange a acessibilidade, as barreiras, a mobilidade reduzida, os pontos de parada do sistema de transporte coletivo urbano (TCU) e a legislação municipal acerca dos temas anteriores, o objetivo deste trabalho é analisar a situação atual dos pontos de parada para embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo da cidade de Campo Mourão-PR. Inicialmente foi realizado um mapeamento do município junto à Prefeitura, buscando analisar as leis municipais e a situação atual dos pontos de parada do TCU. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo na cidade, observando os principais obstáculos existentes nos pontos de parada, baseando-se nas recomendações da NBR 9050:2004. Por fim, o trabalho procurou apresentar algumas sugestões de melhorias ao município quanto à acessibilidade dos abrigos dos pontos de parada analisados, com base nos resultados obtidos por meio da pesquisa. Os resultados mostraram a carência do município para proporcionar acesso pleno aos PNE’s nos pontos de ônibus, como por exemplo, foram encontrados na maioria dos pontos a ausência do piso tátil e da proteção lateral. Todos os pontos apresentaram alguma não conformidade com a norma. Conclui-se então que o município de Campo Mourão é muito carente no que se refere aos abrigos de pontos de ônibus, fazendo-se necessário uma readequação nos mesmos e uma política de fiscalização quanto à execução dos abrigos.
Abstract: The growth of the population in general, including people with special needs (PSN’s), increases the demand for accessible places to give anyone the right to come and go. An environment adapted to meet all the needs of its members ensures a better quality of life, bringing forth independence and security. So, from an interdisciplinary literature review approaching the accessibility, the barriers, the reduced mobility, the bus stops of the mass transit system and municipal legislation on previous themes, the aim of this study is to analyze the current situation of bus stops in terms ofloading and unloading of passengers of public transport in the city of Campo Mourao-PR. Initially it performed a municipal mapping at the City Hall, trying to analyze the local laws and the current situation of TCU breakpoints. Then, a field survey was carried out in the city, watching the main obstacles in the stopping points, based on the recommendations of ABNT NBR 9050: 2004. Finally, the study sought to present some suggestions for improvements to the municipality regarding the accessibility of shelters regular stop analyzed, based on the results obtained through research. The results showed the lack of the municipality to provide full access to PSNs at bus stops, for example, they were found in most points the lack of tactile floor and side protection. All points showed some non-compliance with the standard. We conclude then that the municipality of Campo Mourao is very lacking with regard to shelters bus stops, making it necessary readjusted ourselves and a supervisory policy for the implementation of the shelters.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6327
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