Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/617
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDarronqui, Silvia Regina-
dc.date.accessioned2013-10-16T17:48:19Z-
dc.date.available2013-10-16T17:48:19Z-
dc.date.issued2013-06-28-
dc.identifier.citationDARRONQUI, Silvia Regina. Do uso à mediação de tecnologias no ensino-aprendizagem de ciências: uma abordagem investigativa de prática educacional no ensino fundamental. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/617-
dc.description.abstractThis thesis presents a theoretical and practical approach about the mediation of technology in teaching and learning of Natural Sciences. This case study was developed with students from four classes ninth year of the Public Elementary School Teacher's Victor Amaral, located in Curitiba – PR. The main objective of this research was to investigate whether the questioning of technologies may provide for the construction of a knowledge for differentiated teaching and learning of Natural Sciences in Elementary Education. It is understood that differentiated knowledge that goes beyond that provided in the curriculum, which is critical, reflexive and contextualized. This qualitative action research followed the stages: application of the initial questionnaire, which proved the necessity of the existence of this research, conducting classes in Physics (Science) with the application of the questionable methodology of Freire through didactic sequences theoretically grounded and a questionnaire end. The technologies were present in the classroom as a teaching resource and learning content aimed collaborate to make students active, critical and reflective in relation to content and technology worked. The methodology used in the teaching sequences and therefore in the classroom, was problematical, containing the three pedagogical moments: problematization, organization and application of knowledge. This research was based on authors such as Freire, Vicente, Pacey, Postman and Bazzo, among others. Based on "the importance of the act of reading" Freire (1989) became a transposition to the necessary reading technologies, which were created guiding principles of the work. This theoretical reflection was needed to support the thinking that the didactic sequences aimed at providing the students. Data collection occurred through initial and final questionnaire for field diary and transcripts of audio-recorded lessons. The results showed that problematize technology in education provides a differentiated knowledge acquisition. We conclude that education mediated over/with technology contributes to learning, favoring a more effective participation by providing discussion and reflection among students, thus boosting science education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensino - Metodologiapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectScience - Study and teaching - Methodologypt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleDo uso à mediação de tecnologias no ensino-aprendizagem de ciências: uma abordagem investigativa de prática educacional no ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma abordagem teórico-prática sobre a mediação de tecnologias no ensino-aprendizagem de ciências. Este estudo de caso foi desenvolvido com alunos de quatro turmas de nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professor Victor do Amaral, situado em Curitiba - PR. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar se a problematização das tecnologias pode proporcionar a construção de um conhecimento diferenciado para o ensino-aprendizagem de Ciências no Ensino Fundamental. Entende-se aqui conhecimento diferenciado aquele que é crítico, reflexivo e contextualizado, que vai além dos conceitos e definições previstos no currículo. Esta pesquisa-ação qualitativa seguiu as seguintes fases: aplicação de questionário inicial, onde comprovamos a necessidade da existência desta pesquisa; realização de aulas de Física (Ciências) com a aplicação da metodologia problematizadora de Freire através de sequências didáticas fundamentadas teoricamente e aplicação de questionário final. As tecnologias estiveram presentes nas aulas como recurso pedagógico e conteúdo de ensino objetivando colaborarem para tornar os estudantes ativos, críticos e reflexivos em relação aos conteúdos trabalhados e às tecnologias. A metodologia utilizada nas sequências didáticas e, portanto, nas aulas, foi problematizadora, contendo os três momentos pedagógicos: problematização, organização e aplicação do conhecimento. Esta pesquisa fundamentou-se em autores como Freire, Vicente, Pacey, Postman e Bazzo, entre outros. Tendo por base “a importância do ato de ler” de Freire (1989) fez-se uma transposição para a necessária leitura das tecnologias, onde foram criados eixos norteadores do trabalho realizado. Essa reflexão teórica foi necessária para apoiar a reflexão que as sequências didáticas visavam a proporcionar nos estudantes. A coleta de dados se deu por meio de questionário inicial e final, por diário de campo e por transcrições das aulas gravadas em áudio. Os resultados mostraram que problematizar as tecnologias no ensino proporciona a apropriação de um conhecimento diferenciado. Concluímos que o ensino mediado sobre/com tecnologias contribui com a aprendizagem, favorecendo uma participação mais efetiva proporcionando discussão e reflexão nos estudantes, dinamizando assim o ensino de ciências.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Miquelin, Awdry Feisser-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Darronqui, Silvia Regina_2013.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.