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dc.creatorRibeiro, Mateus de Oliveira
dc.date.accessioned2020-11-09T20:24:31Z-
dc.date.available2020-11-09T20:24:31Z-
dc.date.issued2017-12-05
dc.identifier.citationRIBEIRO, Mateus de Oliveira. Estudo de caso: análise dos trechos rodoviários entre Maringá - PR e Campo Mourão - PR, interpretando trechos com maior número de acidentes e possíveis intervenções. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6167-
dc.description.abstractBrazil is the country with the highest number of road traffic deaths by inhabitant in South America, been the state of Paraná, the 60 in the national ranking of road traffic deaths. However, been between the most populous in the world, Brazil is the country that most applies risk control laws. The road traffic accidents became a serius problem of public health in the country, as they result from an association between factors like failures on the road infrastructure and recklessness of the service users. The purpose of this study was to analyze two road stretches: road PR 317 Maringá – Peabiru and road BR 158 Peabiru – Campo Mourão, expounding statistic data, identifying the critical points and proposing possible interventions. This is a retrospective descriptive study fulfilled through the analysis of data collect totalizing 428 events, in 2012 – 2014. The data base for the research, analysis and development of this study were provided by the company VIAPAR – roads integrated of Paraná, whose has the consent to administer the roads studied in this study. The Statistic analysis was described using absolute frequency and data management using Excel software. It is possible to find that, on the roads analyzed, the most frequent accidents were: rear collision, runway output, rollover, collision with fixed object, respectively. The highest number of road accidents occurred on roads described like: straight track and good conditions of visibility and good weather. Therefore, it is possible conclude that the most of road accidents are occasioned not by tracks mistakes, or signaling failure, but, by the driver’s imprudence. Whereas the results found, similar in most of the characteristics, of the other studies developed in Paraná, it is necessary to reinforce the importance of prevention and awareness in traffic, as a viable solution proposal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRodovias - Levantamentopt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectRodovias - Projetos e construçãopt_BR
dc.subjectRoads - Surveyingpt_BR
dc.subjectTraffic accidentspt_BR
dc.subjectRoads - Design and constructionpt_BR
dc.titleEstudo de caso: análise dos trechos rodoviários entre Maringá - PR e Campo Mourão - PR, interpretando trechos com maior número de acidentes e possíveis intervençõespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO Brasil é o país com maior número de mortes no trânsito por habitante da América do Sul, ocupando o estado do Paraná, o 60 lugar no ranking nacional de acidentes de trânsito com vítimas fatais. Contudo, estando entre os mais populosos do mundo, o Brasil é o país que mais aplica leis de controle de risco. Os acidentes de trânsito tornaram-se um grave problema de saúde pública no país, uma vez que resultam de uma associação entre fatores como falhas na infraestrutura rodoviária e imprudência dos usuários do serviço. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar dois trechos rodoviários: rodovia PR 317 Maringá – Peabiru e rodovia BR 158 Peabiru – Campo Mourão, explorando os dados estatísticos, identificando pontos críticos e propondo possíveis intervenções. Trata-se de um estudo retrospectivo descritivo realizado através da análise de dados coletados totalizando 428 eventos, no período de 2012 – 2014. O banco de dados para coleta, análise e desenvolvimento do estudo foram fornecidos pela empresa VIAPAR – rodovias integradas do Paraná, concessionária que administra os trechos analisados. Para a análise estatística foi utilizada a análise descritiva a partir de frequência absoluta e gerência de dados no software Excel. É possível constatar que nos trechos rodoviários analisados, os acidentes mais frequentes foram: colisão traseira, saída de pista, capotamento e colisão com objeto fixo, respectivamente. O maior número de acidentes de trânsito ocorreu em trechos descritos como: pista reta e com boas condições de visibilidade e tempo. Portanto, é possível concluir que, a maioria dos acidentes de trânsito são ocasionados não por erros de traçados de pista, ou por falha na sinalização, mas sim por imprudência por parte dos motoristas.Visto que os resultados aqui encontrados assemelham-se, na maioria das características, à outros estudos desenvolvidos no Paraná, faz-se necessário o reforço portanto, da importância da prevenção e conscientização no trânsito, como proposta de solução viável.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Paula Cristina de
dc.contributor.referee1Moreira, Vera Lúcia Barradas
dc.contributor.referee2Oliveira, Tiago Tadeu Amaral de
dc.contributor.referee3Souza, Paula Cristina de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Civil

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