Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, Arthur Barradas
dc.date.accessioned2020-11-09T19:46:09Z-
dc.date.available2020-11-09T19:46:09Z-
dc.date.issued2018-07-31
dc.identifier.citationSILVEIRA, Arthur Barradas. Aproximações entre parâmetros, diretrizes e a experimentação no ensino de química: o que nos contam os livros didáticos de química do PNLD 2018. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6149-
dc.description.abstractThe aim of this work is to triangulate theories regarding the approaches of experimentation in Chemistry Teaching, Didactic Books (PNLD 2018 Guide and Collections) and the Education Regulatory Documents (Parameters and Guidelines), proposing a reflection on the formation of the standards that are presented during the Bachelor's degree courses. Chemical kinetics experiments were carried out in three collections (Chemistry - Machado & Mortimer, Chemistry - Martha Reis, Chemistry - Novais & Tissoni) previously selected by the 2018 PNLD, which were chosen before a questionnaire applied to chemistry teachers belonging to Regional Core of Mourão Field Education. After the first cut, we conducted an analysis directed to the role of the teacher and the students, before the script presented, being analyzed before the perspective pointed out by Araújo and Abib (2003), among the approaches for discovery, verification and investigation. As a result, we understand that it is important to rethink the standardizing perspective of training in relation to the didactic resources, since the Didactic Books are presented in research perspectives, as they are diagnosed by the PNLD Guide, but in their analysis, we consider that the activities are different ways in which they fit. Therefore, we believe that it is important to reflect on the "possibility" of textbooks being used as manuals to be followed by teachers. Therefore, it proposes a hybridized reality of the future teacher before the different approaches, going through the different perspectives whenever pertinent.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Publicação e distribuiçãopt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectChemistry - Experimentspt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.subjectTextbooks - Publishingpt_BR
dc.titleAproximações entre parâmetros, diretrizes e a experimentação no ensino de química: o que nos contam os livros didáticos de química do PNLD 2018pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo realizar uma triangulação entre as teorias referentes as abordagens da experimentação no Ensino de Química, os Livros Didáticos (Coleções e Guia PNLD 2018) e os documentos reguladores da Educação (Parâmetros e Diretrizes), propondo uma reflexão sobre a formação de professores diante dos padrões que são apresentados durante os cursos de Licenciatura. Foram analisados experimentos sobre Cinética Química em três coleções (Química – Machado & Mortimer, Química – Martha Reis, Química – Novais & Tissoni) previamente selecionadas pelo Edital do PNLD 2018, sendo essas escolhidas diante de questionário aplicado aos professores da disciplina de Química pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão. Posterior ao primeiro recorte, realizamos uma análise direcionada a função do professor e dos estudantes, perante o roteiro apresentado, sendo analisados diante da perspectiva apontada por Araújo e Abib (2003), dentre as abordagens por descoberta, verificação e investigação. Como resultado, compreendemos que seja importante repensar a perspectiva padronizadora de formação diante dos recursos didáticos, visto que os Livros Didáticos apresentamse dentro de perspectivas investigativas, assim como são diagnosticados pelo Guia do PNLD, mas em sua análise, consideramos que as atividades são abordadas de formas distintas as quais se enquadram. Sendo assim, acreditamos que seja importante refletirmos sobre a “possibilidade” de os Livros Didáticos serem utilizados como manuais a serem seguidos pelos docentes. Assim sendo, propõe-se uma realidade hibridizada do futuro professor diante das diversas abordagens, transitando pelas diferentes perspectivas sempre que pertinente.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Pricinotto, Gustavo
dc.contributor.referee1Crespan, Estela dos Reis
dc.contributor.referee2Almeida, Mônica Patricia de
dc.contributor.referee3Pricinotto, Gustavo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Químicapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:CM - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diretrizesexperimentacaoensinoquimica.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.