Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Helaine Specalski
dc.date.accessioned2020-11-09T19:45:47Z-
dc.date.available2020-11-09T19:45:47Z-
dc.date.issued2016-06-29
dc.identifier.citationALVES, Helaine Specalski. Elaboração, desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática sobre armas químicas para o ensino de química orgânica na educação básica. 2016. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6136-
dc.description.abstractEven today, it is observed that the teaching of Chemistry still working mechanics and decontextualized way, in which the student does not see the point in learning. In this educational perspective the contents are worked decontextualized form, becoming distant from reality and difficult to understand, not arousing the interest and motivation of students. In this context, the objective was to design, develop and evaluate a Didactic Sequence (DS), based on the use of generative theme and meaningful learning, which allows working with high school students, Organic Chemistry knowledge allied to historical factors, social, political and economic issue associated with chemical weapons. The DS was developed in 12 lessons (twinned classes) in two classes of the State College of Campo Mourão. The evaluation of DS was performed following a qualitative methodological approach with participant observation, based on observation of students and record / transcript of speeches during class. The analysis of students' productions, such as the plan of attack, in hypothetical situations, using information on the properties of toxic substances suggest that the development of DS contributed to the significance of the Organic Chemistry knowledge worked. Thus, structures formulas, functional groups could be related to the physical properties (conceptually studied in previous years) and toxicological of organic substances used as chemical weapons.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCompostos orgânicospt_BR
dc.subjectCiência - Históriapt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectOrganic compoundspt_BR
dc.subjectScience - Historypt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledgept_BR
dc.titleElaboração, desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática sobre armas químicas para o ensino de química orgânica na educação básicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAinda hoje, observa-se que o Ensino de Química continua sendo trabalhado de forma mecânica e descontextualizada, no qual o aluno não vê sentido em aprende-la. Nesta perspectiva de ensino, os conteúdos são trabalhados de forma descontextualizada, tornando-se distantes da realidade e de difícil compreensão, não despertando o interesse e a motivação dos alunos. Neste contexto, o objetivo desse trabalho foi elaborar, desenvolver e avaliar uma Sequência Didática (SD), pautada no uso de tema gerador e na aprendizagem significativa, que possibilite trabalhar, com alunos do Ensino Médio, conhecimentos de Química Orgânica aliados aos fatores históricos, sociais, políticos e econômicos associado ao tema armas químicas. A SD foi desenvolvida em 12 aulas de 50 minutos (aulas geminadas) em duas turmas do Colégio Estadual de Campo Mourão, localizado na região Noroeste do Paraná. A avaliação da SD foi realizada seguindo-se uma pesquisa de abordagem metodológica qualitativa com observação participante, com base na observação dos alunos e gravação/transcrição de falas durante as aulas. A análise das produções dos alunos, tal como o plano de ataque, em situações hipotéticas, utilizando de informações sobre as propriedades das substâncias tóxicas sugerem que o desenvolvimento da SD contribuiu para a significação dos conhecimentos de Química Orgânica trabalhados. Desta forma, fórmulas, estruturas, grupos funcionais puderam ser relacionadas às propriedades físicas (conceitualmente estudadas em anos anteriores) e toxicológicas de substâncias orgânicas utilizadas como armas químicas.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Romero, Adriano Lopes
dc.contributor.referee1Crespan, Estela dos Reis
dc.contributor.referee2Pricinotto, Gustavo
dc.contributor.referee3Romero, Adriano Lopes
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Químicapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:CM - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CM_COLIQ_2016_1_02.pdf28,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.