Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6122
Título: | Aplicação didática da corrosão em metais, utilizando ensaio de atmosfera poluída com óxidos de nitrogênio e enxofre |
Autor(es): | Fernandes, Leonardo Lucas |
Orientador(es): | Piza, Marcos Antonio |
Palavras-chave: | Corrosão e anticorrosivos Ar - Poluição Oxidação Ensino - Meios auxiliares Corrosion and anti-corrosives Air - Pollution Oxidation Teaching - Aids and devices |
Data do documento: | 6-Dez-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | FERNANDES, Leonardo Lucas. Aplicação didática da corrosão em metais, utilizando ensaio de atmosfera poluída com óxidos de nitrogênio e enxofre. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018. |
Resumo: | Falar de oxidação tem-se mostrado uma tarefa difícil aos professores no ensino médio. Relacionar o conteúdo com a vivência do aluno é de extrema importância e quando falamos de reação de oxidação, podemos usar algo que está presente na vida do aluno, pois, desde antes do seu nascimento, essas reações ocorrem diariamente em seu próprio corpo e também em materiais do seu cotidiano, como metais, madeiras, plástico e etc. Para facilitar o entendimento e construir o saber crítico do aluno é importante que os professores utilizem ferramentas que vão além da aula tradicional, como animações para demonstrar como as reações acontecem, experimentações, entre outros recursos que se diferenciam da ideia de somente uma aula teórica. O presente trabalho teve por objetivo, a partir de uma avaliação diagnóstica, desenvolver um método teórico prático em que se relaciona os processos de oxidação com o cotidiano dos alunos do ensino médio. Por meio desta prática, pretende-se despertar nos alunos, além da construção de um conhecimento sobre oxidação, o cuidado com a prevenção ambiental. |
Abstract: | Talking about oxidation has been a difficult task for teachers in high school. Relating the content to the student's experience is of utmost importance and when we talk about oxidation reaction, we can use something that is present in the student's life, since, prior to birth, these reactions occur daily in his own body and also in materials of your daily life, such as metals, woods, plastic and so on. In order to facilitate understanding and build critical student knowledge, it is important that teachers use tools that go beyond the traditional classroom, such as animations to demonstrate how reactions happen, experiments, and other resources that differ from the idea of only one theoretical class . The objective of this study was to develop a practical theoretical method in which the oxidation processes are related to the daily life of high school students. Through this practice, it is intended to awaken in the students, besides the construction of a knowledge about oxidation, the care with the environmental prevention. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6122 |
Aparece nas coleções: | CM - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
aplicacaodidaticacorrosaometais.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.