Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6014
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Renan Kodama
dc.date.accessioned2020-11-09T19:10:19Z-
dc.date.available2020-11-09T19:10:19Z-
dc.date.issued2019-06-28
dc.identifier.citationRODRIGUES, Renan Kodama. Estudo do uso da linguagem de blocos scratch no ensino do pensamento computacional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6014-
dc.description.abstractBecause of the great advancement and constant integration of society in the areas of technology and development, computing is present in almost all work segments, especially when it comes to programming. However, even the technological devices being present in the daily lives of a considerable part of the population, it does not have the skills to develop applications, to perfect them or to create them. Therefore, in order to develop the skills that allow the student to improve or create new applications and functionalities, it is necessary to integrate the learners with the techniques of computational thinking. Thus, this research presents a study of the block programming language with Scratch to promote the teaching of computational thinking techniques, applied through a semi - classroom course guided through video lessons. For this, a separate educational material was elaborated in six modules, containing in each module videos and questionnaires. For the accomplishment of this study, activities were applied to evaluate the performance and questionnaires of motivations to analyze the stimuli caused in the participants in each module of the experiment. The study was applied in 5 different classes, all of them from the 1st period and members of the Federal University of Paraná (UTFPR), in Campo Mourão campus. In order to evaluate the performance of students in relation to the concepts of computational thinking that will be presented in video lessons, using as a tool the Scratch platform for the development of the evaluated activities. The results showed that the performance of the participants presented results that were considered satisfactory both in the activities of the weeks and in the presented concepts, while also remaining motivated during the phases of the experiment. This may indicate a strong positive indication of the influence of programming in blocks with Scratch, in teaching / learning programming concepts and Software Engineering.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectComputação de alto desempenhopt_BR
dc.subjectScratch (Computer program language)pt_BR
dc.subjectMotivation in educationpt_BR
dc.subjectHigh performance computingpt_BR
dc.titleEstudo do uso da linguagem de blocos scratch no ensino do pensamento computacionalpt_BR
dc.title.alternativeStudy of the use of language from scratch blocks in teaching computational thinkingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoDevido ao grande avanço e a constante integração da sociedade nas áreas de tecnologia e desenvolvimento, a computação está presente em quase todos os seguimentos de trabalho principalmente no que refere-se à programação. Entretanto, mesmo os dispositivos tecnológicos estando presentes no cotidiano de uma parte considerável da população, ela não apresenta habilidades para desenvolver aplicativos, aperfeiçoá-los ou criá-los. Logo, para desenvolver as habilidades que permitam ao estudante aperfeiçoar ou criar novos aplicativos e funcionalidades, se faz necessário integrar os educandos às técnicas do pensamento computacional. Sendo assim, esta pesquisa apresenta um estudo da linguagem de programação em blocos com Scratch para promover o ensino das técnicas do pensamento computacional, aplicada através de um curso semipresencial guiada por meio de videoaulas. Para isso, foi elaborado um material educativo separado em seis módulos, contendo em cada módulo videoaulas e questionários. Para a realização deste estudo, foram aplicadas atividades para avaliar o desempenho e questionários de motivações para analisar os estímulos causados nos participantes em cada módulo do experimento. O estudo foi aplicado em 5 diferentes turmas, sendo todas do 1º período e integrantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no câmpus Campo Mourão. Com o intuito de avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conceitos do pensamento computacional que serão apresentados em videoaulas, utilizando como ferramenta a plataforma Scratch para o desenvolvimento das atividades avaliadas. Os resultados mostrará que o desempenho dos participantes apresentaram resultados conceituados como satisfatórios tanto nas atividades das semanas quanto nos conceitos apresentados, enquanto também, permaneciam motivados durante as fases do experimento. Podendo este indicar um forte indício positivo da influência da programação em blocos com Scratch, no ensino/aprendizado dos conceitos de programação e da Engenharia de Software.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Wiese, Igor Scaliante
dc.contributor.advisor-co1Silva, Marco Aurélio Graciotto
dc.contributor.referee1Silva, Marco Aurélio Graciotto
dc.contributor.referee2Schwerz, André Luís
dc.contributor.referee3Roberto, Rafael Liberato
dc.contributor.referee4Wiese, Igor Scaliante
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Computaçãopt_BR
dc.publisher.programCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CM - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
linguagemblocospensamentocomputacional.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.