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Título: Vanguarda modernista e pós-modernidade: relações possíveis na moda masculina contemporânea
Autor(es): José, Márcio de Paula
Orientador(es): Matté, Lívia Laura
Palavras-chave: Roupas masculinas
Moda
Diferenças individuais
Men's clothing
Fashion
Individual diferences
Data do documento: 7-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: JOSÉ, Márcio de Paula. Vanguarda modernista e pós-modernidade: relações possíveis com a moda masculina contemporânea. 2014. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2014.
Resumo: O presente trabalho busca compreender a influência dos conceitos da Vanguarda Futurista e da Pós modernidade na moda masculina contemporânea, visando assinalar a presença de ideais, conceitos e propostas estéticas de vanguarda em trajes masculinos. Por meio de uma pesquisa etnográfica foi possível identificar entre jovens de 19 e 25 anos, conceitos de exclusividade, individualidade e identidade, representados pelas composições de vestimenta excêntrica se diferenciando dos padrões estético atuais. A pesquisa etnográfica foi realizada em São Paulo-SP, em duas localidades: Vila Madalena e Rua Augusta. Foi possível organizar as estratégias de reconhecimento do público com questionários abertos e informações verbais e visuais com 12 entrevistados e 20 estabelecimentos onde consomem, buscando analisar seu comportamento, linguagem e estilo de vida.
Abstract: This study aims at understanding the influence of the Futurist Vanguard and Postmodern concepts in contemporary menswear, to distinguish the presence of ideals, concepts and vanguard aesthetic proposals in male attires. Through an ethnographic research, among young between 19 and 25 years, were identified concepts of uniqueness , individuality and identity, represented by the eccentric dress compositions that differs from the current aesthetic standards. The ethnographic research was conducted in São Paulo - SP, at two main locations: Vila Madalena and Rua Augusta. It was possible to organize recognition strategies of the public, using open questionnaires and verbal and visual information with 12 respondents and 20 establishments in which they consume, seeking to analyze their behavior, language and lifestyle.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5989
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