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Título: Os cursos de especialização para formação docente do PROEJA: a tecitura da oferta e dos resultados na percepção de cursistas da região sul do Brasil
Autor(es): Maron, Neura Maria Weber
Orientador(es): Lima Filho, Domingos Leite
Palavras-chave: Educação - Estudo e ensino (Pós-graduação)
Professores - Formação
Ensino profissional
Educação de adultos
Educação permanente
Education - Study and teaching (Graduate)
Teachers, Training of
Professional education
Adult education
Continuing education
Data do documento: 19-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MARON, Neura Maria Weber. Os cursos de especialização para formação docente do PROEJA: a tecitura da oferta e dos resultados na percepção de cursistas da região sul do Brasil. 2013. 260 f. Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Integrando a política do Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos – PROEJA, a SETEC/MEC inicia em junho de 2006 o fomento à formação docente por meio de Cursos de Especialização em PROEJA. Esta tese analisa a oferta e os resultados das três primeiras edições do referido curso ofertado na Região Sul do Brasil, na percepção de cursistas. O objetivo da investigação foi verificar como a organização curricular do curso de especialização possibilitou aos docentes cursistas apropriarem-se das concepções, dos conceitos e princípios do PROEJA, tais como: concepção de formação inicial e continuada; concepção de integração e trabalho como princípio educativo; e conceito de professor pesquisador. Analisou-se a política em seu aspecto contraditório pela hipótese de que se, por um lado, houve a certificação de um expressivo número de professores especialistas em PROEJA, por outro, este curso não rompeu com a prática de formação pragmática, pontual, precária, frágil e superficial que historicamente caracterizou a formação de professores para atuar na EJA e na EPT no Brasil. Para compreender a política de formação docente do PROEJA, fez-se o estudo do Documento Base e da Proposta de Curso de Especialização, ambos da SETEC/MEC. Para o estudo da oferta dos cursos de Especialização PROEJA foram analisados os Editais de Abertura de Turmas, os Projetos Pedagógicos dos Cursos e os Relatórios Circunstanciados dos três Unidades-Polo. Para o estudo dos resultados, foram entrevistados dois profissionais docentes cursistas de cada uma das dezenove cidades campi que ofertaram tal formação no sul do Brasil. A análise dos dados evidenciou que a formação docente em tela foi pragmática e instrumental, pela vinculação a outro programa educacional específico; foi pontual pela sua oferta descontínua; foi uma oferta precária pela extensão de carga horária, sobrecarga e intensificação da jornada do trabalho aos docentes, e pelo seu processo de seleção em que prevaleceram os critérios de seleção excludentes; foi superficial pela importância marginal dada ao Documento Base do PROEJA; foi frágil pela desarmonia entre unidades curriculares, ementas, eixos, objetivos e princípios nos PPP dos cursos, pela falta de conexão entre a teoria e a prática no curso, e pela fragmentação dos conteúdos programáticos dos eixos curriculares que descaracterizou a proposta e determinou uma formação superficial sobre os conceitos e concepções do PROEJA, comprometendo os resultados desta formação. Neste sentido, confirmamos a hipótese da pesquisa. Contraditoriamente, a formação teve o mérito de aproximar docentes de duas modalidades da educação básica marcadas historicamente por lacunas e precariedade de formação inicial específica; a produção de monografias contribuiu com o avanço da área; possibilitou ampliar a compreensão dos docentes cursistas sobre o público da EJA/PROEJA; e impulsionou a continuidade de estudos de muitos docentes, em Mestrado e Doutorado.
Abstract: Integrating the policy of the Integration Program of Professional education and basic education for Adult and Young People – PROEJA, in June 2006 SETEC/MEC started to promote Teacher education through Specialization Courses for PROEJA teachers. This thesis analyzes the offer and the results of the first three editions of this course offered in southern Brazil at the perception of course participants. The research’s goal was to verify how the curriculum’s organization of the specialization course allowed the docent participants to assimilate ideas, concepts and principles of PROEJA, such as: comprehension of initial and continuing formation; comprehension of integration and work as an educational principle; the concept of researcher teacher. The policy was analyzed in its contradictory aspect by the hypothesis that if, on one hand there was the certification of a large number of PROEJA’s specialist teachers, on the other hand, this course did not break with the practice of a pragmatic, occasional, precarious, fragile and superficial formation that historically characterized the teachers’ formation to act on the education for Adult and Young people and on EPT in Brazil. To understand the policy of PROEJA’s teacher formation, the Base Document and the PROEJA’s Specialization Course Proposal were analyzed, both developed by SETEC/MEC. To study the offer of PROEJA’s specialization courses, were analyzed the Opening Classes Edicts, the Courses’ Pedagogical Projects, and the three poles Detailed Reports. For the analysis of the study’s results, were interviewed two professional coursing teachers participants from each of the nineteen cities/campi who offered such training in southern Brazil. The data analysis showed that the teacher formation was pragmatic and instrumental, because of its binding to another specific educational program; it was occasional because of its discontinuous offer; it was an precarious offer due its load extension, overload and work journey intensification for the teachers; and due its selection process in which prevailed the exclusionary selection criteria; it was superficial due the marginal importance given by the PROEJA’s Base Document; it was fragile because of the inconsistency among curricular units, axes, goals and principles in PPP courses, due the lack of connection between theory and practice in the course, and due the fragmentation of the programmatic contents of the curricular axes, which misread the proposal and determined a superficial formation about the concepts and conceptions of PROEJA, compromising the results of this formation. On this way, we confirmed the hypothesis of the research. Contradictorily, the formation had the merit of bringing together teachers from two modalities of basic education, historically marked by gaps and precariousness of initial specific formation; the production of monographies contributed to the improvement of the subject; it allowed to enlarge the coursing teacher’s understanding about the public of EJA/PROEJA; and boosted the ulterior formation with the continuity of studies of many teachers in Master’s and Doctoral Programs.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/589
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