Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5812
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReyes, Renata Alessandra
dc.date.accessioned2020-11-09T18:42:11Z-
dc.date.available2020-11-09T18:42:11Z-
dc.date.issued2013-08-27
dc.identifier.citationREYES, Renata Alessandra. Os códigos sociais do vestir: considerações sobre a percepção de moda das consumidoras de lojas populares no centro de Londrina-PR. 2013. 136 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5812-
dc.description.abstractThis paper conducts a study of social processes that are embedded in the actions of dressing, signaling symbolic representations that clothing conveys on those uses. Therefore, we carried out an empirical study in the traditional center of the city of Londrina, Paraná state, and correlated the information accrued in field theories studied, which permeate the consumer and fashion. It is understood that this dynamic works as a means of social distinction, in which the style is socially produced for the maintenance of the capitalist system, influencing the formation of identities, closely related, in this case with fashion consumed. The methodology used in this study is a qualitative method, in which the answers of the interviews ratified the veracity of the theory studied.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectVestuário - Aspectos simbólicospt_BR
dc.subjectConsumption (Economics)pt_BR
dc.subjectFashionpt_BR
dc.subjectClothing and dress - Symbolic aspectspt_BR
dc.titleOs códigos sociais do vestir: considerações sobre a percepção de moda das consumidoras de lojas populares no centro de Londrina-PRpt_BR
dc.title.alternativeSocial codes of dress: considerations on the perception of fashion consumers of popular stores in central Londrina-PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho realiza um estudo sobre processos sociais que se encontram inseridos nas ações do vestir, sinalizando para representações simbólicas que o vestuário transmite sobre aqueles que o usa. Para tanto, realizou-se um estudo empírico no centro tradicional da cidade de Londrina, interior do Paraná, e correlacionaram-se as informações auferidas em campo com as teorias estudadas, que perpassam pelo consumo e pela moda. Entende-se que esta dinâmica funciona como meio de distinção social, no qual o gosto é socialmente produzido para a manutenção do sistema capitalista, influenciando na formação da identidade das pessoas, intimamente relacionada, neste caso, com a moda consumida. A metodologia utilizada neste trabalho é o método qualitativo, no qual as respostas das entrevistas ratificaram a veracidade da teoria estudada.pt_BR
dc.degree.localApucaranapt_BR
dc.publisher.localApucaranapt_BR
dc.creator.LattesPinheiro, Nélio
dc.contributor.advisor1Ghizzo, Marcio Roberto
dc.contributor.advisor-co1Pinheiro, Nélio
dc.contributor.referee1Ghizzo, Marcio Roberto
dc.contributor.referee2Matté, Lívia Laura
dc.contributor.referee3D Andréa, Janeti Marques
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design de Modapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::DESENHO DE MODApt_BR
Aparece nas coleções:AP - Tecnologia em Design de Moda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP_CODEM_2013_1_6.pdf8,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.