Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/578
Título: | O ensino da matemática financeira no ensino médio |
Autor(es): | Rodrigues, Marcio Lucio |
Orientador(es): | Petry, Vitor José |
Palavras-chave: | Matemática Financeira - Estudo e ensino (Ensino médio) Funções (Matemática) Taxas de juros Séries geométricas Séries aritméticas Business mathematics - Study and teaching (High school) Functions Interest rates Series, Geometric Series, Arithmetic |
Data do documento: | 9-Ago-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | RODRIGUES, Marcio Lucio. O ensino da matemática financeira no ensino médio. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. |
Resumo: | Desenvolvemos um trabalho visando habilidades relacionadas à compreensão, investigação e a contextualização de situações problemas, caracterizando o pensar matemático na construção do conhecimento. Na medida em que abordamos situações matemáticas percebe-se o quanto é significativo ensinar e aprender. Tratamos a matemática financeira como um estudo de funções. Progressões, aritmética e geométrica, são tratadas como funções afim e exponencial, respectivamente, para um domínio discreto. Faz-se análise de gráficos e tabelas com o intuito de compreender e investigar situações de financiamentos. Através de uma pesquisa com a comunidade local orientamos os alunos quanto à importância de se ter uma educação financeira adequada para tomada de decisões. |
Abstract: | We develop a job seeking skills related to the understanding, research and contextualization of problem situations, featuring mathematical thinking in knowledge construction. Insofar as situations mathematical approach realizes how teaching and learning is significant. We treat financial mathematics as a study of functions. Progressions, arithmetic and geometry are treated as, affine and exponential functions, respectively for discrete domain. It is analyzing graphs and tables in order to understand and investigate financing situations. Through a survey of the local community have the students about the importance of having a financial education for decision making. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/578 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PROFMAT_M_Lúcio Rodrigues, Marcio_2013.pdf | 2,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.