Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/577
Título: | Matrizes: uma aplicação no ensino médio a partir de transformações geométricas |
Autor(es): | Costa Filho, Egidio |
Orientador(es): | Hess, Patricia |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino (Ensino médio) Matrizes (Matemática) Álgebra linear Prática de ensino Mathematics - Study and teaching (High school) Matrices Algebras, Linear Student teaching |
Data do documento: | 2-Ago-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | COSTA FILHO, Egidio. Matrizes: uma aplicação no ensino médio a partir de transformações geométricas. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. |
Resumo: | O estudo de matrizes no ensino médio é quase sempre centrado no ensino de técnicas operatórias, mesmo foco dado pelos materiais didáticos que abordam esse assunto nesse nível de ensino. O texto propõe uma visão diferenciada a essa prática de ensino, mostrando de forma simples, clara e de fácil compreensão para um aluno do ensino médio algumas aplicações de matrizes, usando para isso as transformações geométricas de translação, rotação e transformação de escala. |
Abstract: | The study of matrices in high school is almost always centered on the teaching of operative techniques, same focus given by textbooks that address this issue at this level of education. This text proposes a different approach, showing in a clear and simple way some applications as translation, rotation and scaling. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/577 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PROFMAT_M_Filho, Egidio Costa_2013.pdf | 6,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.