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dc.creatorSouza Filho, Mauricio Nórcia de
dc.date.accessioned2020-11-09T18:10:28Z-
dc.date.available2020-11-09T18:10:28Z-
dc.date.issued2016-06-16
dc.identifier.citationSOUZA FILHO, Mauricio Nórcia de. Um estudo sobre a estruturação do balanced scorecard em uma micro empresa de confecção do vestuário. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5723-
dc.description.abstractThe Balanced Scorecard- BSC have stood out as a model of strategic management within large companies because of their potential to make them more competitive. This fact is given by many factors, among them are the decision making that makes up the proper structuring of the model aligned to business needs. The use of this management tool can make the results of the relevant micro-enterprises. Thus, the study aims to explore the structure of the BSC in a micro-enterprise of garment making, through the strategic decision-making necessary to structure the model. This study is qualitative accomplished through action research. That meetings were held with the participation of the general board and management. The collaboration of the managers was very important for the gathering of information about the company. There is their involvement in the activities proposed in the BSC structuring step. The structure consisted of the steps of strategic information and strategic definitions, in which it obtained 10 strategic objectives, 20 performance indicators and 4 strategic activities. From the results, there is the continued growth of strategic knowledge and systemic view of the company by the board and management, because it made possible the search for key information about the company, in an organized manner to the strategic decisions that have occurred over BSC structuring. This work concluded that it is essential for the micro enterprises of garment making to obtain better results on the decision-making, seeking information on specific areas that allow increase the probability of success of the decisions, because there is the need to reflect of the information for each structuring step is aligned with the mission, vision and values of the company.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresas - Administraçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectSmall business - Managementpt_BR
dc.subjectBusiness planningpt_BR
dc.titleUm estudo sobre a estruturação do balanced scorecard em uma micro empresa de confecção do vestuáriopt_BR
dc.title.alternativeA study about the structure of the balanced scorecard for a micro-enterprise of garment makingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO Balanced Scorecard- BSC têm se destacado como modelo de gestão estratégica dentro de grandes empresas, devido ao seu potencial para torná-las mais competitivas. Esse fato se dá por inúmeros fatores que, dentre eles, destacam-se as tomadas de decisão que compõe a estruturação adequada do modelo alinhada as necessidades da empresa. A utilização dessa ferramenta de gestão pode tornar os resultados das microempresas mais relevantes. Dessa forma, o trabalho tem como objetivo explorar a estruturação do BSC em uma microempresa de confecção do vestuário, através das tomadas de decisões estratégicas necessárias para estruturar o modelo. O estudo é de caráter qualitativo realizado por meio da pesquisa-ação. Foram realizadas reuniões que contaram com a participação da diretoria geral e a gerência. A colaboração dos gestores foi muito importante para o levantamento das informações sobre a empresa. Entretanto, destaca-se o envolvimento deles nas atividades propostas na etapa de estruturação do BSC. A estruturação constituiu das fases de informações estratégicas e definições estratégicas, nos quais se obteve 10 objetivos estratégicos, 20 indicadores de desempenho e 4 atividades estratégicas. Dos resultados obtidos, destaca-se o crescimento contínuo de conhecimento estratégico e a visão sistêmica da empresa por parte da direção geral e da gerência, pois possibilitou a busca por informações fundamentais sobre a empresa, de forma organizada, para as decisões estratégicas que ocorreram ao longo da estruturação do BSC. Esse trabalho concluiu que é fundamental para que as microempresas de confecção obtenham melhores resultados diante das tomadas de decisão, buscar informações sobre áreas específicas que possibilitem aumentar a probabilidade de sucessos das decisões, pois existe a necessidade de reflexão das informações para que cada etapa de estruturação esteja alinhada com a missão, visão e valores da empresa.pt_BR
dc.degree.localApucaranapt_BR
dc.publisher.localApucaranapt_BR
dc.contributor.advisor1Merlin, Fabricio Kurman
dc.contributor.referee1Merlin, Fabricio Kurman
dc.contributor.referee2Galeano, Ronie
dc.contributor.referee3Gonçalves, Leandro Vicente
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Têxtilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::ENGENHARIA TEXTILpt_BR
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