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Título: Avaliação do desempenho de uma marca baseada no consumidor: estudo de caso da empresa Dudalina
Título(s) alternativo(s): Performance evaluation of a brand based on consumer: case study of the company Dudalina
Autor(es): Andrade, Ingrid Domingues Ferreira de
Orientador(es): Moretti, Isabel Cristina
Palavras-chave: Marca de produtos
Indústria têxtil
Clientes - Fidelização
Brand name products
Textile industry
Customer loyalty
Data do documento: 16-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: ANDRADE, Ingrid Domingues Ferreira de. Avaliação do desempenho de uma marca baseada no consumidor: estudo de caso da empresa Dudalina. 2015. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2015.
Resumo: Observando a importância em se entender e estudar o quão relevante esta marca pode vir a ser, permitiu-se realizar uma análise do valor desta marca para o consumidor, baseando-se em quatro valores descritos pela teoria de Aaker (1992): fidelidade à marca, consciência da marca, qualidade percebida e associação da marca. Os dados foram coletados por meio de um questionário online de 18 questões aplicado a 49 indivíduos das classes A ou B. Pela análise dos dados obtidos, constatou-se que a marca DUDALINA é lembrada pelas pessoas, apesar de ter uma minoria que não a conhece. A maior parte dos questionados afirmou que compraria e gostaria de usar uma camisa da marca, mas que estaria disposta a pagar entre R$80,00 e R$150,00, o que normalmente é um valor abaixo do custo das camisas DUDALINA. Segundo os questionados, as camisas da marca DUDALINA trazem as qualidades técnicas e estéticas que as pessoas buscam ao comprar uma camisa que são: modelagem, acabamento, tecido, caimento, conforto e design. Desta forma, este estudo sugere que a marca DUDALINA possui tanto qualidade de produto quanto valor de mercado bem estabelecidos ao dos longo dos anos, desde sua criação.
Abstract: Noting the importance in understanding and studying how relevant this brand can be, an analysis of this brand value to the consumer was performed based on four values described by Aaker theory (1992): brand loyalty, brand awareness, perceived quality and brand association. Data were collected through an online questionnaire of 18 questions applied to 49 individuals of Class A or B. From the data analysis, it was found that the DUDALINA brand is remembered by the people, despite having a minority who do not know it. The majority of respondents said that would buy and would like to use a brand shirt, but be prepared to pay between R$80.00 and R$150.00, which is normally a value below the cost of shirts DUDALINA. According to respondents, the shirts of the brand DUDALINA bring the technical and aesthetic qualities that people look for when buying a shirt which are: shaping, finishing, fabric, fit, comfort and design. Thus, this study sugests that the DUDALINA brand has both product quality and market value well established over the years, since its inception.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5682
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