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Título: Uma ferramenta para diagnóstico de falhas em motores elétricos
Autor(es): Aniceto, Bruno César Maioli
Orientador(es): Goedtel, Alessandro
Palavras-chave: Motores elétricos de indução
Interface gráfica com o usuário (Sistemas de computação)
Análise espectral
Electric motors, Induction
Graphical user interfaces (Computer systems)
Spectrum analysis
Data do documento: 5-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: ANICETO, Bruno César Maioli. Uma ferramenta para diagnóstico de falhas em motores elétricos. 2014. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2014.
Resumo: Os motores de indução trifásicos são os elementos responsáveis pela conversão eletromecânica de energia mais aplicados em ambiente industrial. Como todas as outras máquinas inseridas em um processo industrial, esses motores também passam por manutenção regularmente. Este trabalho aborda o método de detecção de falhas em motores de indução trifásicos conectados diretamente à rede elétrica. O método é baseado na análise espectral de sinais de corrente, a partir dos quais se procura identificar as componentes de frequências características de falhas. O trabalho consiste em desenvolver um algoritmo que realize a transformada do sinal no tempo para o domínio da frequência através da ferramenta de cálculo denominada Transformada Rápida de Fourier e que calcule as frequências de falha, além da criação de uma interface gráfica com o usuário. Na análise serão abordadas falhas de estator, de rotor e de rolamento, sendo para o último, a análise do defeito localizado nas esferas e na pista externa.
Abstract: The three phase induction motors are the devices responsible by the electromechanical energy conversion more applied in industrial environment. Like all other machines inserted in industrial process, this motors also undergo regular maintenance. This work addresses a classical method of fault detection in direct start three phase induction motors. This method is based in signal current spectral analysis, in which looking identify the fault characteristics frequencies components based in particular mathematical models. The purpose of this research is develop an algorithm that transform the signal in time domain to frequency domain through the Fast Fourier Transform tool and calculate the fault frequencies, beyond from creating an graphical user interface for this algorithm. The fault analysis address: stator fault, rotor fault and bearing fault. For the last, the balls and outer race faults will be considered.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5642
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