Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5615
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Araújo, Ellen Rossi Silva de | |
dc.date.accessioned | 2020-11-06T14:45:25Z | - |
dc.date.available | 2020-11-06T14:45:25Z | - |
dc.date.issued | 2012-10-29 | |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Ellen Rossi Silva de. Perfil sócio-educacional dos trabalhadores da construção civil em Campo Mourão. 2012. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5615 | - |
dc.description.abstract | Given that illiteracy in Brazil is of high magnitude, varying according to region. In this respect, the construction industry stands out as the sector that employs more hand labor disqualified in terms of studies. This fact engenders discrimination and devaluation of manual labor, even as important as the undeniable comfort of society. This study aimed to identify and analyze the illiteracy rate through a sample in the construction industry. We conducted the survey data on the education level of workers in the construction industry in the period from March to April in 2012. With the data collected it was found schooling of each worker, and many have only the initial series, considered by the Ministry of Education as functional illiterates. Within the context will be presented the various facets of illiteracy, education programs for youth and adults, as resources for the continuing education of the same. For the monograph worker participation was essential, without them, we could not obtain data and analyze the survey. The results showed the importance of completing the work with the construction industry in relation to socio-educational workers. It is noticed that the interest towards studies is high, although there are sector workers who for many years not attending school benches, some remain without interest in furthering their knowledge. With the completion of training courses for professionals studied here will have more benefits and recovery if these individuals will carry them. Covers up yet in this work results as well as some government programs on education, a way to eliminate the illiterate, full, basic and rudimentary, raising the level of education, and inserting them into literate society. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Analfabetos | pt_BR |
dc.subject | Trabalhadores da construção | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização de adultos | pt_BR |
dc.subject | Construção civil | pt_BR |
dc.subject | Illiterate persons | pt_BR |
dc.subject | Construction workers | pt_BR |
dc.subject | Adult literacy | pt_BR |
dc.subject | Building | pt_BR |
dc.title | Perfil sócio-educacional dos trabalhadores da construção civil em Campo Mourão | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo em vista que o analfabetismo no Brasil é de elevada magnitude, variando conforme as regiões. Nesse aspecto, a construção civil destaca-se como o setor que mais emprega mão-de obra desqualificada em termos de estudos. Tal fato gera certa discriminação e desvalorização do trabalho braçal, mesmo sendo de importância inegável quanto ao conforto da sociedade. Esse trabalho teve por objetivo verificar e analisar o índice de analfabetismo através de uma amostra no setor da construção civil. Foi realizado o levantamento de dados quanto ao nível de escolaridade dos trabalhadores do setor da construção civil no período de março a abril no ano de 2012. Com os dados coletados constatou-se o grau de escolaridade de cada trabalhador, sendo que muitos têm apenas as séries iniciais, considerados pelo Ministério da Educação como analfabetos funcionais. Dentro do contexto serão apresentadas as várias facetas do analfabetismo, os programas de educação de jovens e adultos, como recursos para a continuação da educação dos mesmos. Para a respectiva monografia a participação dos trabalhadores foi fundamental, sem os mesmos, não haveria como analisar e obter dados referentes à pesquisa. Os resultados mostraram a importância da realização do trabalho junto ao setor da construção civil, em relação ao perfil sócio-educacional dos trabalhadores. Percebe-se que o interesse para com os estudos é alto, embora haja trabalhadores do setor que há muitos anos não frequentam bancos escolares, alguns continuam sem interesse em aprofundar seus conhecimentos. Com a realização de cursos de capacitação os profissionais aqui estudados terão mais benefícios e valorização, caso esses indivíduos venham realizá-los. Aborda-se ainda neste trabalho os resultados, bem como alguns programas do governo sobre a educação, uma forma de eliminar os analfabetos, plenos, rudimentares e básicos, elevando o grau de escolaridade, e inserindo-os à sociedade letrada. | pt_BR |
dc.degree.local | Campo Mourão | pt_BR |
dc.publisher.local | Campo Mourao | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guelbert, Marcelo | |
dc.subject.cnpq | Tecnologia em Construção Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CM - Tecnologia em Construção Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CM_COMAC_2012_1_04.pdf | 310,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.