Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Larissa Caroline da Silva
dc.date.accessioned2020-11-06T13:36:41Z-
dc.date.available2020-11-06T13:36:41Z-
dc.date.issued2017-11-30
dc.identifier.citationBORGES, Larissa Caroline da Silva. Contribuições do PIBID na construção da identidade docente de licenciados em química. 2017. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5507-
dc.description.abstractThe aim of this research is to present the results related to the contributions of the Institutional Program of Scientific Initiation Scholarship (PIBID), subproject - Chemistry of UTFPR Campus Apucarana, to chemistry graduates and to identify how the program assists in the construction of identity in these graduates. For this purpose a questionnaire entitled "PIBID and the Training of Chemistry Teachers" was made available to the graduates through Google Forms, in the procedure of data collection. In the development of the research was used as a theoretical methodological resource the Content Analysis, proposed by Moraes (1999) and Bardin (2011), being used as categories of analysis the Learning Learning Focuses (FAD) an analysis tool that has the purpose to highlight: The Interest for Teaching (Focus 1); Practical Knowledge of Teaching (Focus 2); Reflection on Teaching (Focus 3); Teaching Community (Focus 4); Teaching Identity (Focus 5). It is important to point out that the purpose of this work is the fact that the PIBID is innovative in teacher training and it is convenient at the present time, when the program is established, to discuss its contributions in career choices and in the construction of the identity of these teachers. The results of this research indicate that the program has contributed to the professional and personal learning of its participants, highlighting the initial formation together with PIBID, as a fundamental environment for the construction of the teaching identity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessores de químicapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectChemistry teacherspt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.titleContribuições do PIBID na construção da identidade docente de licenciados em químicapt_BR
dc.title.alternativeContributions of PIBID in the construction of the teaching identity of graduates in chemistrypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo apresentar os resultados referentes às contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, subprojeto - Química da UTFPR Campus Apucarana, para os licenciados em química que passaram pelo programa e identificar de que forma o programa auxilia na construção da identidade docente nesses egressos. Para tal finalidade utilizou-se um questionário intitulado “PIBID e a Formação de Professores de Química”, disponibilizado aos egressos por meio do Google Forms, no procedimento de coleta de dados. No desenvolvimento da pesquisa, empregou-se como recurso teórico metodológico a Análise de Conteúdo (AC), proposta por Moraes (1999) e Bardin (2011), sendo utilizados como categorias de análise os Focos da Aprendizagem Docente (FAD) um instrumento de análise que tem a finalidade de evidenciar o: Interesse pela Docência (Foco 1); Conhecimento Prático da Docência (Foco 2); Reflexão sobre a Docência (Foco 3); Comunidade Docente (Foco 4); Identidade Docente (Foco 5). Ressalta-se que o direcionamento deste trabalho, está no fato de o PIBID possuir caráter inovador na formação de professores, sendo conveniente no presente momento, em que o programa está estabelecido, discutir suas contribuições nas opções pelas carreiras e na construção da identidade desses professores. Os resultados dessa pesquisa indicam que o programa tem contribuído para a aprendizagem profissional e pessoal de seus participantes, destacando, a formação inicial em conjunto ao PIBID, como ambiente propício para a construção da identidade docente.pt_BR
dc.degree.localApucaranapt_BR
dc.publisher.localApucaranapt_BR
dc.contributor.advisor1Rivelini, Angelica Cristina
dc.contributor.referee1Rivelini, Angelica Cristina
dc.contributor.referee2Hilário, Ana Paula
dc.contributor.referee3Amaral, Roseli Gall do
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:AP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP_COLIQ_2017_2_10.pdf952,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.