Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5437
Título: Uma proposta de abordagem da estatística descritiva no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): A proposal to approach descriptive statistics in elementary education
Autor(es): Ferreira, Thiago Braga
Orientador(es): Souza, Roberto Molina de
Palavras-chave: Estatística matemática
Jogos de probabilidades (Matemática)
Matemática (Ensino fundamental)
Mathematical statistics
Games of chance (Mathematics)
Mathematics
Data do documento: 25-Mar-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: FERREIRA, Thiago Braga. Uma proposta de abordagem da estatística descritiva no ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2020.
Resumo: A Estatística tem papel fundamental no cotidiano dos indivíduos e seu ensino é obrigatório nos currículos escolares. Compreender o mundo e tomar decisões requer uma análise crítica de informações frequentemente transmitidas com o uso de estatística. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo propor e aplicar atividades envolvendo estatística descritiva, a fim de facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. Logo, estão disponíveis neste trabalho quatro atividades que podem auxiliar professores de Matemática a introduzirem alguns tópicos da estatística descritiva da forma não convencional. Assim, observou-se que com os uso destas atividades, o aluno foi colocado como centro da ação, participando da construção do seu conhecimento.
Abstract: Statistics is present in the daily lives of individuals and its teaching is mandatory in schools. Understanding the world and making decisions requires a critical analysis of information often transmitted using statistics. Therefore, this work aims to propose and apply activities involving descriptive statistics, in order to facilitate the students’ learning process. Therefore, four activities are available in this work that can help mathematics teachers to introduce some topics of descriptive statistics in an unconventional way. Thus, it was observed that with the use of these activities, the student was placed as the center of the action, participating in the construction of his knowledge.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5437
Aparece nas coleções:CP - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_PROFMAT_M_Ferreira,_Thiago_Braga_2020.pdf9,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.