Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5437
Título: | Uma proposta de abordagem da estatística descritiva no ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | A proposal to approach descriptive statistics in elementary education |
Autor(es): | Ferreira, Thiago Braga |
Orientador(es): | Souza, Roberto Molina de |
Palavras-chave: | Estatística matemática Jogos de probabilidades (Matemática) Matemática (Ensino fundamental) Mathematical statistics Games of chance (Mathematics) Mathematics |
Data do documento: | 25-Mar-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Cornelio Procopio |
Citação: | FERREIRA, Thiago Braga. Uma proposta de abordagem da estatística descritiva no ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2020. |
Resumo: | A Estatística tem papel fundamental no cotidiano dos indivíduos e seu ensino é obrigatório nos currículos escolares. Compreender o mundo e tomar decisões requer uma análise crítica de informações frequentemente transmitidas com o uso de estatística. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo propor e aplicar atividades envolvendo estatística descritiva, a fim de facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. Logo, estão disponíveis neste trabalho quatro atividades que podem auxiliar professores de Matemática a introduzirem alguns tópicos da estatística descritiva da forma não convencional. Assim, observou-se que com os uso destas atividades, o aluno foi colocado como centro da ação, participando da construção do seu conhecimento. |
Abstract: | Statistics is present in the daily lives of individuals and its teaching is mandatory in schools. Understanding the world and making decisions requires a critical analysis of information often transmitted using statistics. Therefore, this work aims to propose and apply activities involving descriptive statistics, in order to facilitate the students’ learning process. Therefore, four activities are available in this work that can help mathematics teachers to introduce some topics of descriptive statistics in an unconventional way. Thus, it was observed that with the use of these activities, the student was placed as the center of the action, participating in the construction of his knowledge. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5437 |
Aparece nas coleções: | CP - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CP_PROFMAT_M_Ferreira,_Thiago_Braga_2020.pdf | 9,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.