Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5437
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Thiago Braga-
dc.date.accessioned2020-11-03T18:53:13Z-
dc.date.available2020-11-03T18:53:13Z-
dc.date.issued2020-03-25-
dc.identifier.citationFERREIRA, Thiago Braga. Uma proposta de abordagem da estatística descritiva no ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5437-
dc.description.abstractStatistics is present in the daily lives of individuals and its teaching is mandatory in schools. Understanding the world and making decisions requires a critical analysis of information often transmitted using statistics. Therefore, this work aims to propose and apply activities involving descriptive statistics, in order to facilitate the students’ learning process. Therefore, four activities are available in this work that can help mathematics teachers to introduce some topics of descriptive statistics in an unconventional way. Thus, it was observed that with the use of these activities, the student was placed as the center of the action, participating in the construction of his knowledge.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstatística matemáticapt_BR
dc.subjectJogos de probabilidades (Matemática)pt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectMathematical statisticspt_BR
dc.subjectGames of chance (Mathematics)pt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleUma proposta de abordagem da estatística descritiva no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeA proposal to approach descriptive statistics in elementary educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA Estatística tem papel fundamental no cotidiano dos indivíduos e seu ensino é obrigatório nos currículos escolares. Compreender o mundo e tomar decisões requer uma análise crítica de informações frequentemente transmitidas com o uso de estatística. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo propor e aplicar atividades envolvendo estatística descritiva, a fim de facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. Logo, estão disponíveis neste trabalho quatro atividades que podem auxiliar professores de Matemática a introduzirem alguns tópicos da estatística descritiva da forma não convencional. Assim, observou-se que com os uso destas atividades, o aluno foi colocado como centro da ação, participando da construção do seu conhecimento.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5634-9867pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0007309676362485pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Roberto Molina de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0885221425396056pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Martinez, Andre Luis Machado-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3020385248940550pt_BR
dc.contributor.referee1Borssoi, Joelmir Andre-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6054221596474652pt_BR
dc.contributor.referee2Kist, Milton-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7391444550385954pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Roberto Molina de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0885221425396056pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CP - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_PROFMAT_M_Ferreira,_Thiago_Braga_2020.pdf9,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.