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dc.creatorGuedes, Jacqueline Jordan-
dc.date.accessioned2020-11-03T18:51:41Z-
dc.date.available2020-11-03T18:51:41Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.citationGUEDES, Jacqueline Jordan. Identificação de falhas em motores de indução trifásicos utilizando algoritmos de otimização e sistemas inteligentes. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica - Uel/Utpfr) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5436-
dc.description.abstractThree-phase induction motors are essential to the production process, as their construction features allow for wide application, including operation in hostile environments. Although robust, its continuous use generates wear that can lead to failures. Thus, researches in the area of identification of failures are carried out constantly aiming to reduce rates of corrective maintenance and unwanted stops, allowing the machine maintenance. For this purpose, the present work proposes the study and development of a strategy that uses optmization algorithm combined with pattern classifiers to identify short-circuit stator failures, broken bars of rotor and bearing wear in three-phase induction motors, using voltage and phase current signals obtained in the time domain, and the speed module. The algorithms Differential Evolution, Particle Swarm Optimization and Simulated Annealing are used to estimate the electrical parameters of the induction motor using the model of the equivalent electrical circuit and the identification of the failure occurs by variation of these parameters with the evolution of each fault. The classification of each type of failure or its presence is made by pattern classifiers Artificial Neural Network, Support Vector Machine and k-Nearest Neighbor. The database used for the work was obtained through laboratory experiments performed with a motor of 1 HP and 2 HP, under conditions of variation of conjugate of line-connection, including unbalance voltages.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMotores elétricos de induçãopt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.subjectPercepção de padrõespt_BR
dc.subjectLocalização de falhas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectElectric motors, Inductionpt_BR
dc.subjectAlgorithmspt_BR
dc.subjectPattern perceptionpt_BR
dc.subjectFault location (Engineering)pt_BR
dc.titleIdentificação de falhas em motores de indução trifásicos utilizando algoritmos de otimização e sistemas inteligentespt_BR
dc.title.alternativeThree-phase induction motor fault identification using optimization algorithm and intelligent systemspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoMotores de indução trifásicos são essenciais ao processo produtivo, pois suas características de construção permitem ampla aplicação, incluindo a operação em ambientes hostis. Embora robusto, seu uso contínuo gera desgastes que podem levar a falhas. Dessa forma, pesquisas na área de identificação de falhas são realizadas constantemente visando reduzir taxas de manutenções corretivas e paradas indesejadas, permitindo que seja realizada a manutenção da máquina. Com esse propósito, o presente trabalho propõe o estudo e o desenvolvimento de uma estratégia que utiliza algoritmos de otimização combinados a classificadores inteligentes de padrões para identificação de falhas de curto-circuito nas espiras do estator, barras quebradas de rotor e desgastes de rolamentos em motores de indução trifásicos, utilizando sinais de tensão e corrente de fase, aquisitados no domínio do tempo, bem como o módulo da velocidade. Neste trabalho são utilizados os algoritmos de Evolução Diferencial, Particle Swarm Optimization e Simulated Annealing para estimar os parâmetros elétricos do motor de indução no modelo do circuito elétrico equivalente. Assim, a identificação da falha ocorre a partir da variação dos parâmetros do circuito elétrico equivalente. A identificação da presença de falha bem como sua classificação é feita por meio dos classificadores de padrões Redes Neurais Artificiais, Support Vector Machine e k-Nearest Neighbor. A base de dados utilizada para o trabalho foi obtida por meio de experimentos laboratoriais realizados com um motor de 1 CV e um motor de 2 CV, sob condições de variação de conjugado e acionamentos senoidal equilibrado e desequilibrado.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4680-1538pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1286186120959086pt_BR
dc.contributor.advisor1Goedtel, Alessandro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1920650157123774pt_BR
dc.contributor.referee1Goedtel, Alessandro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1920650157123774pt_BR
dc.contributor.referee2Andreoli, Andre Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8962036732560069pt_BR
dc.contributor.referee3Sanches, Danilo Sipoli-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6377657274398145pt_BR
dc.contributor.referee4Neves, Francisco De Assis dos Santos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5631067058249781pt_BR
dc.contributor.referee5Castoldi, Marcelo Favoretto-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6178029384175205pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - Uel/Utpfrpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
Aparece nas coleções:CP - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

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