Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Simone de Fatima-
dc.date.accessioned2020-11-03T17:20:28Z-
dc.date.available2020-11-03T17:20:28Z-
dc.date.issued2020-08-21-
dc.identifier.citationFREITAS, Simone de Fatima. A educação financeira no ensino fundamental e o desenvolvimento de atividades para o 9º ano. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5421-
dc.description.abstractThis dissertation deals with the development of activities for Financial Education in a class of 9th grade of elementary School. Its goal objective is to contribute to the citizen formation of each student, in order to improve financial literacy with activities present in daily life. Financial Education is important for autonomy and decision making, affecting directly the economic development of society, thus, it is very important that it starts already in Basic Education. This paper presents a Common National Curriculum Base (CNCB) analysis of the and the contents of financial mathematics/financial education planned for each school year. This work is also part of five activities that can be applied and explored in the teaching of Financial Education. Such activities were applied to the 9th grade B class, from the Horácio Soares state school, in the city of Ourinhos-SP. After application and analyzing of the activities we can see the need to insert Financial Education in teaching practice, in order to provide students with financial literacy, making use of financial mathematics as a tool for decision making. In the reflections provided by this work, we perceive, by the return of the students themselves participating in the applied activities, the need to learn more about topics related to their financial life and thus be better prepared for life.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectJurospt_BR
dc.subjectFinancial literacypt_BR
dc.subjectBusiness mathematicspt_BR
dc.subjectInterestpt_BR
dc.titleA educação financeira no ensino fundamental e o desenvolvimento de atividades para o 9º anopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação trata do desenvolvimento de atividades para a Educação Financeira em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. Seu objetivo é contribuir com a formação cidadã de cada estudante, com o intuito de melhorar o letramento financeiro com atividades presentes no cotidiano. A educação financeira é importante para autonomia e tomadas de decisões, afetando diretamente o desenvolvimento econômico da sociedade; assim, é muito importante que ela se inicie já na Educação Básica. Este trabalho apresenta uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os conteúdos de matemática financeira/educação financeira previstos para cada ano escolar. Também integram este trabalho, cinco atividades que podem ser aplicadas e exploradas no ensino da Educação Financeira. Tais atividades foram aplicadas à turma do 9º ano B, da Escola Estadual Horácio Soares, na cidade de Ourinhos-SP. Após aplicação e análise das atividades, podemos constatar a necessidade de inserir a Educação Financeira na prática docente, a fim de proporcionar o letramento financeiro dos estudantes, fazendo uso da matemática financeira como ferramenta para tomada de decisões. Nas reflexões proporcionadas por este trabalho, percebemos, pela devolutiva dos próprios alunos participantes das atividades aplicadas, a necessidade de aprender mais sobre temas relacionados à sua vida financeira e, assim, estarem melhor preparados para a vida.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.creator.ID0000-0001-7617-9121.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0381004584075869pt_BR
dc.contributor.advisor1Martinez, Andre Luis Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3020385248940550pt_BR
dc.contributor.referee1Martinez, Andre Luis Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3020385248940550pt_BR
dc.contributor.referee2Bressan, Glaucia Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2648513655629475pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Jair da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057223994269998pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CP - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_PROFMAT_M_Freitas,_Simone_de_Fatima_2020.pdf2,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.