Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5413
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVeltrone, Leonardo Alexandre-
dc.date.accessioned2020-11-03T02:24:30Z-
dc.date.available2020-11-03T02:24:30Z-
dc.date.issued2019-11-22-
dc.identifier.citationVELTRONE, Leonardo Alexandre. O elo entre experimentação e simulações virtuais no ensino de química. 2019. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5413-
dc.description.abstractIn high school, the teachers explain about atomic models often follows a chronological order and they do not relate atomic models with other chemical concepts. Due to this, it is not clear how far you can work with a particular model and when it needs to be replaced to improved atomic model. Based on this, the present work is an educational proposal to elaborate and apply a Didactic Sequence (SD): Experiments and Simulations, The Case of Combustion. It was worked the representations that students assimilated about Fire (macroscopic, submicroscopic and symbolic) with concepts about atomic models in interaction with other chemical concepts, such as: chemical reactions, chemical formulas, equation balancing and electronic transitions. To developed this, it was using, experiments and virtual simulations. After SD application it was noted better interaction of the students in the experimental classes and they associated the symbolic level (chemical phenomena) with macroscopic representations. Many questions presented by students reveal that they associate this symbolic level with macroscopic representations, and many conceptions brought by them make sense within the proposal of combustion study. It assumes that students were an effective learning of atomic modeling when it was approached with combustion theory and other chemical concept. Virtual simulations allowed the creation of environments that expanded the possibilities of interaction and representation, allowing students the ability to understand the atomic level, approaching the submicroscopic representational level, through the visualization and in interactivity of the models.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectChama (Combustão)pt_BR
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectFlamept_BR
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.titleModelagem atômica: o elo entre experimentação e simulações virtuais no ensino de químicapt_BR
dc.title.alternativeAtomic modeling: the link between experimentation and virtual simulations in the chemistry teaching processpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNa educação básica, a apresentação dos modelos atômicos, segue, muitas vezes, uma ordem cronológica e não problematizada pelo professor. Dessa forma, não fica claro até que momento é possível ou não trabalhar com um determinado modelo e quais as necessidades científicas que levam à elaboração de um modelo mais aprimorado. Baseando nisso, o presente trabalho teve como proposta educacional a elaboração e aplicação de uma Sequência Didática (SD): Intitulada “Experimentações e simulações, o caso da combustão”. Como eixo central foi trabalhado as representações que os estudantes assimilam sobre o Fogo (macroscópica, submicroscópica e simbólica) na qual a contextualização dos modelos atômicos está em interação a conceitos químicos, como: reações químicas, fórmulas químicas, balanceamento de equações e transições eletrônicas, por meio de atividades experimentais e simulações virtuais. Após aplicação SD, notou-se que os estudantes interagiram nas aulas experimentais e os relatos feitos por eles mostram como associaram determinados fenômenos químicos no campo das representações a nível simbólico das experiências no cotidiano. Muitos questionamentos apresentados pelos estudantes revelam que associaram o nível simbólico aos fenômenos macroscópicos, sendo que muitas concepções trazidas por eles fazem sentido dentro da proposta de estudo das combustões. Pressupõe-se que os estudantes entenderam a importância da modelagem atômica adequada ao conceito e teoria de combustão e a variedade de conteúdos químicos abordados. As simulações virtuais permitiram criar ambientes que ampliaram as possibilidades de interação e representação aos níveis do conhecimento, permitindo aos estudantes a capacidade de modelagem a nível atômico, aproximando ao nível submicroscópico, pela visualização e interatividade dos modelos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3180120980229539pt_BR
dc.contributor.advisor1Cursino, Ana Cristina Trindade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8896754706997823pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cedran, Jaime da Costa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6649431883158734pt_BR
dc.contributor.referee1Cursino, Ana Cristina Trindade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8896754706997823pt_BR
dc.contributor.referee2Benedicto, Erik Ceschini Panighel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1423400479825229pt_BR
dc.contributor.referee3Heep, Graciela Leila-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1041944790258972pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programQuímica em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modelagematomicaexperimentacaosimulacoes.pdf13,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.