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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/532
Título: | A gestão do conhecimento aplicada em instituições de ensino superior: o caso da Associação Catarinense de Fundações Educacionais |
Autor(es): | Ferasso, Marcos Saldanha, Jorge Alberto Velloso |
Palavras-chave: | Gestão do conhecimento Universidades e faculdades Conhecimento e aprendizagem Knowledge management Universities and colleges Knowledge and learning |
Data do documento: | 2011 |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SALDANHA, Jorge Alberto Velloso; FERASSO, Marcos. A gestão do conhecimento aplicada em instituições de ensino superior: o caso da Associação Catarinense de Fundações Educacionais. Revista Gestão Universitária na América Latina, Florianópolis, p. 51-59, 2011. Edição especial. Disponível em: <http://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2011v4nespp51/21957>. Acesso em: 07 jun. 2013. |
Resumo: | O conhecimento humano é criado e expandido através de interação social entre o conhecimento tácito e o explícito, o que se denomina conversão do conhecimento. Dessa forma, existem quatro formas de conversão de conhecimento: a socialização, a externalização, a combinação e a internalização. O presente estudo de caso busca investigar como se configura o processo de conversão do conhecimento, em instituições de ensino superior. Por meio da pesquisa, descobriu-se que existem quatro fatores de grande importância e que garantem a geração e difusão do conhecimento na ACAFE, são eles: criação de grupos ad hoc formados para unificar procedimentos e obter ações conjuntas; decisões são tomadas em colegiado, registrando atribuições e responsabilidades para cada instituição; a interação e comunicação entre os membros de câmaras setoriais se dá pela forma de listas eletrônicas, para troca de informações e experiências; e as fontes internas próprias são as principais fontes de informação e conhecimento para o desenvolvimento tecnológico. Percebeu-se que a ACAFE encontra-se em estágio avançado na gestão deste conhecimento, necessitando fortalecer os conhecimentos captados fora da ACAFE, considerados na elaboração de estratégias, além da segurança e proteção do conhecimento desenvolvido e/ou adquirido. |
Abstract: | Human knowledge is created and expanded through social interaction between tacit and explicit knowledge, which is called knowledge conversion. Thus, there are four forms of knowledge conversion: socialization, externalization, combination and internalization. This case study seeks to investigate the configuration of the knowledge conversion process on Catarinian higher education institutions. Through this research, it was discovered that there are four major factors and which ensure the generation and dissemination of knowledge in ACAFE, they are: creation of ad hoc groups formed to standardize procedures and to obtain joint actions, decisions are taken collegially recording assignments and responsibilities for each institution, the interaction and communication among members of sectoral chambers is by way of electronic lists to exchange information and experiences, and their own internal sources are the main sources of information and knowledge for technological development. It was perceived that ACAFE is at an advanced stage in the management of this knowledge, it is needed to strengthen the knowledge obtained outside the ACAFE considered in developing strategies, as well as safety and security of the knowledge developed and/or acquired. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/532 |
ISSN: | 1983-4535 |
Aparece nas coleções: | PCS - Artigos |
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