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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5314
Título: | Contextualização do biodiesel na aprendizagem de funções orgânicas e reações de transesterificação na disciplina de química |
Título(s) alternativo(s): | Contextualization of biodiesel in leaning organic function and transesterification reaction In chemistry discipline |
Autor(es): | Friedrich, Leandro |
Orientador(es): | Tondo, Daniel Walker |
Palavras-chave: | Biocombustíveis Aprendizagem baseada em problemas Química orgânica Biomass energy Problem-based learning Chemistry, Organic |
Data do documento: | 21-Nov-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | FRIEDRICH, Leandro. Contextualização do biodiesel na aprendizagem de funções orgânicas e reações de transesterificação na disciplina de química. 2019. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019. |
Resumo: | Este trabalho faz uso da contextualização ao uso do biodiesel, desenvolvido em sete etapas estratégicas inseridas aos conteúdos de química orgânica de nomenclatura de funções orgânicas e reações de esterificação, sendo aplicada para 27 alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola privada. Com o aumento do consumo de energia aliado ao crescimento populacional houve uma significativa expansão do agronegócio e da indústria no país para suprir as necessidades alimentícias e energéticas. As fontes de energia renováveis desempenham um papel fundamental no contexto energético, ambiental e socioeconômico do país. No decorrer da aplicação das aulas, observou-se grande interesse e participação na produção de biodiesel nas etapas que envolviam o laboratório de química, nas pesquisas que envolveram a produção de material e exposição na feira de ciências proporcionando um processo de aprendizagem coletiva na busca de novos conhecimentos. Por meio de aplicação de avaliação, observou-se ótimo desempenho dos discentes no uso da metodologia proposta. |
Abstract: | This work makes use of the contextualization of biodiesel use, developed in seven strategic stages inserted in the organic chemistry contents of organic function nomenclature and esterification reactions, being applied to 27 students of the 3rd grade of a private school. With the increase in energy consumption coupled with population growth, there is an expansion of agribusiness and industry in the country, to meet food and energy needs. Renewable energy sources play a key role in the country's energy, environmental and socioeconomic context. During the application of the classes, there was great interest and participation in the production of biodiesel in the steps that involved the chemistry laboratory, in research that involved the production of material and exposure at the science fair, providing a process of collective learning in the search for new knowledges. Through application of evaluation, it was observed great performance of students in the use of the proposed methodology. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5314 |
Aparece nas coleções: | MD - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional |
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