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Título: Desenvolvimento de tabela periódica em manufatura aditiva aplicando o conceito de desenho universal para aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Development of a periodic table in additive manufacturing applying the universal design for learning concept
Autor(es): Wiedemann, Ângela Paloma Zelli
Orientador(es): Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
Palavras-chave: Tabela periódica dos elementos químicos
Desenho universal
Aprendizagem
Educação inclusiva
Química - Estudo e ensino
Periodic law
Universal design
Learning
Inclusive education
Chemistry - Study and teaching
Data do documento: 2-Jul-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: WIEDEMANN, Ângela Paloma Zelli. Desenvolvimento de tabela periódica em manufatura aditiva aplicando o conceito de desenho universal para aprendizagem. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: A educação inclusiva é para todos os estudantes sem distinções e as diferenças, que constituem a diversidade e precisam ser aceitas por todas as escolas e sociedades. A escola contemporânea brasileira tem enfrentado momentos difíceis, com alunos desmotivados, evasão, insucesso escolar e um sistema excludente que, muitas vezes, reconhece apenas o tipo de aluno “padrão”. Essa pesquisa aborda a problemática do ensino inclusivo da disciplina de química, mediada pelo instrumento da tabela periódica e pauta-se nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Dessa forma, o DUA pode ser um efetivo recurso na elaboração de materiais didáticos pedagógicos acessíveis e inclusivos, pois considera as diversas vias sensoriais, as especificidades e a variabilidade dos estudantes em sua concepção. O objetivo principal dessa dissertação é desenvolver uma tabela periódica estruturada com as premissas do DUA para o ensino de química na perspectiva da educação inclusiva. Como metodologia para construção do protótipo utiliza-se do Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos (GODP, 2014). Esse guia é centrado no usuário e disponibiliza de três momentos e oito etapas para desenvolver o produto. A tecnologia selecionada para a fabricação é a Manufatura Aditiva (AM), popularmente conhecida como impressão 3D, visto que é inovadora e apresenta um nicho promissor na área educacional. O produto resultante desse estudo consiste em blocos, plataformas e uma maleta, a qual permite o transporte. A aplicação final do produto decorreu de um Plano de Aula e ocorreu em duas turmas do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Paraná, Câmpus Campo Largo. As turmas eram compostas por uma variabilidade de estudantes sem deficiência, da Educação Especial e com necessidades específicas. Os resultados apontam que os estudantes foram contemplados em suas especificidades dentro de uma sala regular e isso permite o aprendizado de forma individual e social. Para os participantes, os princípios do DUA possibilitam o ensino da tabela periódica abrangendo as múltiplas formas de engajamento; de representação e de ação e expressão. Diante disso, afirma-se que esse material indica uma estimulação de motivação dos estudantes para a aprendizagem, representando o conteúdo por diversas vias sensórias e admite que eles expressem suas dúvidas e curiosidades durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Cabe destacar, dentre os resultados, que há indícios que apontam para uma conscientização sobre o respeito à diversidade e a necessidade da inclusão escolar.
Abstract: The inclusive education is a proposal for all students without distinctions and the differences, which constitute diversity, need to be accepted by all schools and societies. The Brazilian school nowadays has faced difficult times, with unmotivated students, dropouts, school failure and an exclusionary system that, many times, recognizes only the “standard” student type. This research is concern with the inclusive teaching issue of the chemistry discipline through the instrument of the periodic table and is guided by the principles of Universal Design for Learning (UDL). Therefore, UDL can be an effective resource in the elaboration of accessible and inclusive pedagogical teaching materials, as it considers the different sensory pathways, the specificities, and the variability of students in the product conception. The main objective of this dissertation is to develop a periodic table structured with the UDL premises for teaching chemistry in the perspective of the inclusive education. As prototype building methodology, the Project Development Guidance Guide is used (GODP, 2014). This guide is user-centered and provides three moments and eight steps to develop a product. The technology selected for production is the Additive Manufacturing (AM), popularly known as 3D printing, since it is innovative and presents a promising niche in the educational area. The product resulting from this study consists of blocks, platforms and a suitcase, which allows transportation. The final application of the product resulted from a Lesson Plan and it took place in Integrated High School classes at the Federal Institute of Paraná, Campus Campo Largo. The classes were composed of a variety of students with and without disabilities, Special Education and with specific needs. The results show that students were contemplated in their specificities within a regular classroom and this allows for individual and social learning. For the participants, the principles of the UDL enable the teaching of the periodic table covering the multiple forms of engagement, representation and action and expression. Therefore, it is stated that this material indicates a stimulation of students' motivation for learning, representing the content through several sensory channels and admits that they express their doubts and curiosities throughout the teaching and learning process. It is noted, among the results, that there is evidence of an awareness about diversity respect and the need for an inclusive school.
Descrição: Acompanha produção técina: O desenho universal para aprendizagem e sua prática pedagógica - Caderno pedagógico
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5286
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

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