Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5278
Título: Construção de mosaicos utilizando a linguagem de programação SCRATCH como ferramenta para o ensino de geometria plana
Título(s) alternativo(s): Construction of mosaics using the scratch programming language as a way to teach plane geometry
Autor(es): Marques, Jéssica Cristina de Oliveira
Orientador(es): Santos, Anderson Paião dos
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Geometria plana
Mathematics - Study and teaching
Scratch (Computer program language)
Geometry, Plane
Data do documento: 14-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: MARQUES, Jéssica Cristina de Oliveira. Construção de mosaicos utilizando a linguagem de programação SCRATCH como ferramenta para o ensino de geometria plana. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2019.
Resumo: Há anos os estudos no campo da Educação Matemática nos apontam como o saber matemático se desenvolve de maneira mais completa quando o aluno se depara com situações que exploram sua capacidade de resolver problemas. A lógica de programação, através da linguagem Scratch, que é voltada para o público infanto-juvenil, se mostra uma ferramenta versátil para o ensino e melhor compreensão de diversos conceitos matemáticos. Tal ferramenta nos permite desenvolver atividades em diversas áreas. Particularmente, no campo da Geometria Plana, uma possibilidade é a utilização do Scratch para a construção de mosaicos com polígonos regulares. Desta forma, o objetivo deste trabalho é apresentar algumas atividades, com o uso da linguagem de programação Scratch, para que os professores possam trabalhar os conceitos e propriedades dos polígonos, para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.
Abstract: For years, studies in the field of Mathematics Education have shown us how mathematical knowledge develops more completely when students are faced with situations that take fullest advantage of their ability to solve problems. The logic of programming, by the Scratch language, which is aimed at children and youths, is a versatile tool for teaching and understanding various mathematical concepts. This tool allows us to develop activities in several areas. Specifically in the field of Plane Geometry, one possibility is the use of Scratch for the construction of mosaics with regular polygons. In this way, the objective of this work is to present some activities, using the Scratch programming language, so that teachers might better incorporate the concepts and properties of polygons into the studies of students in their final years of Elementary School.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5278
Aparece nas coleções:CP - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_PROFMAT_M_Marques, Jéssica Cristina de Olliveira_2019.pdf6,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.