Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5278
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Jéssica Cristina de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-10-22T22:32:09Z-
dc.date.available2020-10-22T22:32:09Z-
dc.date.issued2019-06-14-
dc.identifier.citationMARQUES, Jéssica Cristina de Oliveira. Construção de mosaicos utilizando a linguagem de programação SCRATCH como ferramenta para o ensino de geometria plana. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5278-
dc.description.abstractFor years, studies in the field of Mathematics Education have shown us how mathematical knowledge develops more completely when students are faced with situations that take fullest advantage of their ability to solve problems. The logic of programming, by the Scratch language, which is aimed at children and youths, is a versatile tool for teaching and understanding various mathematical concepts. This tool allows us to develop activities in several areas. Specifically in the field of Plane Geometry, one possibility is the use of Scratch for the construction of mosaics with regular polygons. In this way, the objective of this work is to present some activities, using the Scratch programming language, so that teachers might better incorporate the concepts and properties of polygons into the studies of students in their final years of Elementary School.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectScratch (Computer program language)pt_BR
dc.subjectGeometry, Planept_BR
dc.titleConstrução de mosaicos utilizando a linguagem de programação SCRATCH como ferramenta para o ensino de geometria planapt_BR
dc.title.alternativeConstruction of mosaics using the scratch programming language as a way to teach plane geometrypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoHá anos os estudos no campo da Educação Matemática nos apontam como o saber matemático se desenvolve de maneira mais completa quando o aluno se depara com situações que exploram sua capacidade de resolver problemas. A lógica de programação, através da linguagem Scratch, que é voltada para o público infanto-juvenil, se mostra uma ferramenta versátil para o ensino e melhor compreensão de diversos conceitos matemáticos. Tal ferramenta nos permite desenvolver atividades em diversas áreas. Particularmente, no campo da Geometria Plana, uma possibilidade é a utilização do Scratch para a construção de mosaicos com polígonos regulares. Desta forma, o objetivo deste trabalho é apresentar algumas atividades, com o uso da linguagem de programação Scratch, para que os professores possam trabalhar os conceitos e propriedades dos polígonos, para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2400922997698513pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Anderson Paião dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5070545194057569pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Anderson Paião dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5070545194057569pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Thiago Pinguello-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8824631510048176pt_BR
dc.contributor.referee3Prado, Gustavo de Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4571918254136288pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CP - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_PROFMAT_M_Marques, Jéssica Cristina de Olliveira_2019.pdf6,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.