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dc.creatorCavalheiro, Andreia Aparecida-
dc.date.accessioned2020-10-05T17:03:35Z-
dc.date.available2020-10-05T17:03:35Z-
dc.date.issued2020-07-06-
dc.identifier.citationCAVALHEIRO, Andreia Aparecida. A escola como o lugar da (Auto) formação continuada dos profissionais do magistério nas perspectivas multicultural e colaborativa. 2020. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5213-
dc.descriptionAcompanha: Processo educativo tecnológico: (Auto) formação docente multicultural na escolapt_BR
dc.description.abstractThe present investigation consists of the study of multicultural teacher training in a public school in the State of Paraná. This institution serves, in its context, among different cultures, students from indigenous communities. The work seeks to understand how the training of teaching professionals can offer elements, instruments and possibilities for dialogue for teachers in the elaboration of a multicultural teacher training course at school. The relevance of the study is justified for several reasons, mainly because the school is a place permeated by different cultures. Thus, it is necessary to promote the appreciation of the different groups that make up school spaces, contributing to the promotion of teaching and learning in an inclusive way, without differentiating the groups considered minority. To develop this work, studies were carried out on: teacher training as continuous challenges, cultural differences, school and diversity, and the application of an educational process entitled "Extension Course: Multicultural Teacher Training and Self-training at School", which provided training focused for multicultural issues and took an approach towards the protagonism of teaching professionals. From the methodological point of view, the research is classified as qualitative, bibliographic, field and with ethnographic inspirations. In the bibliographic field, authors from the area of teacher training and multicultural relations were approached, such as: Candau (2013), Imbernón (2010), Tardif (2014), among others. From the investigation it was possible to understand that the teachers of this school reality did not realize that they are unaware of the reality of their indigenous students, even though they are so close to them, and that they also did not see cultural diversity as an element that can influence, positively or negative learning, depending on how the school deals with the issue. This awareness leads teachers to get closer to the local indigenous community during the stages of the educational process, promoting an intercultural dialogue between the indigenous school and the non-indigenous school. Finally, it was possible to understand that the school is the place of continuing education for teaching professionals and that they can assume the leading role in continuing education and reach collaborative work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectMulticulturalismpt_BR
dc.subjectCooperativenesspt_BR
dc.titleA escola como o lugar da (Auto) formação continuada dos profissionais do magistério nas perspectivas multicultural e colaborativapt_BR
dc.title.alternativeThe school as the place for the (Self) continuing education of teaching professionals in multicultural and collaborative perspectivespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente investigação consiste no estudo da formação docente multicultural em uma escola pública do Estado do Paraná. Tal instituição atende, em seu contexto, dentre diferentes culturas, alunos vindos de comunidades indígenas. O trabalho busca compreender de que forma a formação dos profissionais do magistério pode oferecer elementos, instrumentos e possibilidades de diálogo para os professores na elaboração de um Curso de formação docente multicultural na escola. A relevância do estudo se justifica por várias razões, sobretudo, pelo fato de a escola ser um local permeado por diferentes culturas. Assim, é preciso promover a valorização dos diferentes grupos que compõem os espaços escolares, contribuindo para a promoção do ensino e aprendizagem de forma inclusiva, sem diferenciar os grupos considerados minoritários. Para desenvolver este trabalho, foram realizados estudos sobre: formação docente como desafios contínuos, diferenças culturais, escola e diversidade, e a aplicação de um processo educacional intitulado “Curso de Extensão: Formação e Autoformação Docente Multicultural na Escola”, que proporcionou uma formação voltada para questões multiculturais e teve uma abordagem em direção ao protagonismo dos profissionais do magistério. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa é classificada como qualitativa, bibliográfica, de campo e com inspirações etnográficas. No campo bibliográfico, foram abordados autores da área da formação docente e relações multiculturais como: Candau (2013), Imbernón (2010), Tardif (2014), entre outros. A partir da investigação foi possível compreender que os professores dessa realidade escolar não percebiam que desconhecem a realidade dos seus alunos indígenas, mesmo eles estando tão próximos a eles, e que também não viam a diversidade cultural como elemento que pode influenciar, de forma positiva ou negativa na aprendizagem, dependendo de como a escola trata a questão. Essa tomada de consciência leva a uma aproximação dos docentes com a comunidade indígena local durante as etapas do processo educacional, promovendo um diálogo intercultural entre a escola indígena e a escola não indígena. Enfim, foi possível compreender que a escola é o lugar da formação continuada dos profissionais do magistério e que esses podem assumir o papel protagonista na formação continuada e chegar a um trabalho colaborativo.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5158-3793pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6680428539375659pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3946-7807pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3946-7807pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7826-686Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7491007150992831pt_BR
dc.contributor.referee3Araújo, Roberta Negrão de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3926-4746pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0676766332500379pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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