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Título: Diagnóstico de gestão do conhecimento em empresas de desenvolvimento de software
Título(s) alternativo(s): Knowledge management diagnosis in software development companies
Autor(es): Maciel, Claudia Patricia Candia
Orientador(es): Souza, Érica Ferreira de
Palavras-chave: Engenharia de software
Gestão do conhecimento
Diagnóstico
Software engineering
Knowledge management
Diagnosis
Data do documento: 6-Mai-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: MACIEL, Claudia Patricia Candia. Diagnóstico de gestão do conhecimento em empresas de desenvolvimento de software. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2019.
Resumo: Contexto: Gerenciar conhecimento é um dos principais desafios das organizações de desenvolvimento de software. Nesse sentido, os princípios da Gestão do Conhecimento (GC) apresentam-se como fatores determinantes e eficazes para a qualidade do produto de software. Existem diversas abordagens para aplicar GC em uma organização. No entanto, para que uma iniciativa de GC seja bem-sucedida, é importante considerar o estado atual da GC já existente na organização. Objetivo: O objetivo desse trabalho é avaliar atividades de GC em organizações de desenvolvimento de software a partir da aplicação de um processo de diagnóstico de GC. Método: Primeiramente foi conduzida uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) a fim de sumarizar as principais abordagens para diagnosticar a GC em organizações de desenvolvimento de software. Uma vez conduzida a RSL, foi aplicado um processo de diagnóstico de GC em treze empresas de desenvolvimento de software a fim de avaliar o estado atual das atividades de GC presentes na organização, bem como identificar o desempenho de tais atividades. Resultados: Embora no contexto da Engenharia de Software, a prática de diagnosticar a GC ainda parece não estar bem consolidada, foi possível identificar diferentes abordagens para diagnosticar a GC. Dentre as atividades diagnosticadas nas empresas de desenvolvimento de software, a atividade de utilizar conhecimento obteve maior desempenho nas análises, os cargos com maior ênfase na gestão de projetos e os funcionários com maior experiência contribuem mais com as atividades de GC, e os projetos que desenvolvem os sistemas a partir de alguma abordagem formal de desenvolvimento (modelos de processo ou métodos ágeis) também tendem a ter um melhor desempenho na GC. Conclusão: Espera-se que, com os resultados alcançados neste projeto, as organizações de software possam concentrar esforços despendidos na incorporação de práticas e atividades de GC em áreas que realmente necessitam de melhoria ou que possuem um maior custo-benefício em termos de GC.
Abstract: Context: Managing knowledge is one of the main challenges for software development organizations. Thus, the principles of Knowledge Management (KM) are presented as determinant and effective factors for the software product quality. There are several approaches to applying KM in an organization. However, for a KM initiative to succeed, it is important to consider the KM current state that already exists in the organization. Objective: The objective of this work is to evaluate KM activities in software development organizations based on the application of a KM diagnosis process. Method: First, a Systematic Literature Review (SLR) was conducted in order to summarize the main approaches to diagnose KM in software development organizations. Once the SLR was conducted, a KM diagnosis process was applied in thirteen software development companies to evaluate the KM activities in the organization as well as identify the performance of such activities. Results: Although in the software engineering context, the practice of KM diagnoses still does not seem to be well established, it was possible to identify different approaches to diagnose KM in the organization. Among the activities diagnosed in the companies, the activity of using knowledge obtained greater performance in the analyzes, the positions with greater emphasis on project management and the more experienced employees contribute more to the KM activities, and the projects that develop the systems from of some formal developmental approach (process models or agile methods) also tend to perform better in KM. Conclusion: With the results achieved in this project, it is hoped that software organizations can focus their efforts on incorporating KM practices and activities into areas that really need improvement or are more cost-effective in terms of KM.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5172
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