Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5166
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Raymundo, Aline Cristina Costa de Lara | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-04T22:43:32Z | - |
dc.date.available | 2020-09-04 | - |
dc.date.available | 2020-09-04T22:43:32Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-07 | - |
dc.identifier.citation | RAYMUNDO, Aline Cristina Costa de Lara. A utilização do smartphone para o estudo do calor. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5166 | - |
dc.description.abstract | This work gives us a different look at our students in the context of the contextual reality experienced in the 21st century. In order to update and transform education to motivate students to seek their knowledge from an application built as a pedagogical proposal for the study of heat. This action research was applied in a second year high school class, in a public school in Campina da Lagoa, Paraná State. It is recorded, understood and interpreted with the results exposed to the participation of those involved. and their interaction with the proposed activities. The data obtained in this investigation were related to the observation, documentary information, studies that precede the knowledge of the themes inserted in the application through texts, videos and online questionnaires answered by the students. However, a practical activity understood and presented by the students is intertwined, after observing an experiment on the content. We conclude that access to technologies is important in the formation of students for better assimilation of content in the discipline of Physics. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia de ponta e educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Smartphones | pt_BR |
dc.subject | High technology and education | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | A utilização do smartphone para o estudo do calor | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of smartphone for heat study | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho nos proporciona um olhar diferenciado para nossos alunos diante da realidade contextual vivenciado no século XXI. Com o objetivo de atualizar e transformar a educação para motivar os educandos a buscar seus conhecimentos a partir de um aplicativo construído como uma proposta pedagógica para o estudo do calor. A presente pesquisa-ação foi aplicada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, em um Colégio da rede pública de ensino no município de Campina da Lagoa, Estado do Paraná é registrada, compreendida e interpretada com os resultados expostos a participação dos envolvidos e a interação deles com as atividades propostas. Os dados levantados obtidos nesta investigação foram relacionados diante da observação, informações documentais, estudos que antecedem os conhecimentos dos temas inseridos no aplicativo através de textos, vídeos e questionários online respondidos pelos estudantes. Contudo, é entrelaçada uma atividade prática compreendida e apresentada pelos educandos, após a observação de um experimento sobre o conteúdo. Concluímos que o acesso as tecnologias são importantes na formação dos alunos para melhor assimilação do conteúdo na disciplina de Física. | pt_BR |
dc.degree.local | Campo Mourão | pt_BR |
dc.publisher.local | Campo Mourao | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8784079290012834 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Batista, Michel Corci | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-7328-2721 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Ramos, Fernanda Peres | - |
dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0002-4435-2513 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0000605216639909 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Batista , Michel Corci | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-7328-2721 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos , Oscar Rodrigues dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3450355380659938 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Tavares, Bernardo Mattos | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-7775-4562 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8031396119251201 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
educacaotecnologiaaprendizagem.pdf | 5,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
educacaotecnologiaaprendizagem_produto.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons